Anibal Diniz pede agilidade na regularização de haitianos no Acre



O senador Anibal Diniz (PT-AC) apelou por maior agilidade do governo federal na regularização dos haitianos que chegam pela fronteira norte do país. Ele observou que, desde o terremoto no Haiti, em 2010, o Brasil tem recebido "grandes levas de haitianos", sendo que mais de quatro mil já passaram pelo Acre.

– Hoje, no município de Brasileia, temos outros mil haitianos que entraram de maneira irregular e estão esperando por regularização – informou.

Ele explicou que a estrutura do governo federal na região não é suficiente para permitir agilidade na regularização dessas pessoas, que ficam por longos períodos alojadas em acampamentos, enquanto aguardam pelos documentos para poder buscar trabalho em outras regiões.

– O governo do Acre tem feito o que é possível, o governador Tião Viana tem colocado o orçamento do estado a serviço do atendimento a esses haitianos, mas não é suficiente. Precisamos de uma tomada de posição do governo federal no sentido de dar assistência devida a essas pessoas, pois a entrada de haitianos continua acontecendo de maneira irregular e em número muito elevado – contou.

Anibal Diniz fez um apelo ao Ministério das Relações Exteriores, ao Ministério da Justiça e aos órgãos de imigração, para que criem uma força tarefa para definir e implementar uma estratégia para a entrada de haitianos pelo Acre.

Enchente

Em seu pronunciamento, Anibal Diniz cumprimentou as equipes da prefeitura de Rio Branco e do governo do estado pelo trabalho de atendimento às famílias de bairros alagados pela cheia do Rio Acre, nos últimos vinte dias.

– Deixo aqui meu reconhecimento pela dedicação e comprometimento da equipe da prefeitura de Rio Branco e governo do estado.



05/04/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Anibal Diniz destaca regularização de imigrantes haitianos no Acre

Anibal Diniz comemora início da regularização de haitianos que aguardam ingresso no país

Anibal Diniz relata enchentes e pede apoio ao setor produtivo do Acre

Anibal Diniz pede que todos os municípios do Acre realizem provas do Enem

Aníbal Diniz pede proteção para povos indígenas isolados do Acre

Anibal Diniz alerta para calamidade enfrentada por refugiados haitianos na fronteira com a Bolívia