Anibal Diniz rebate críticas ao programa Mais Médicos



O senador Anibal Diniz (PT-AC), em pronunciamento nesta terça-feira (3), manifestou solidariedade ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ao defender a vinda de profissionais estrangeiros para participar do programa Mais Médicos.

Para o parlamentar, que contestou as críticas de entidades médicas brasileiras, o programa é um "passo ousado e corajoso" para melhorar a qualidade de vida população mais carente.

- Das mais de 15 mil vagas abertas, apenas 700 brasileiros se apresentaram para preencher essas vagas, e nós precisamos preenchê-las com quem estiver disposto a trabalhar - afirmou.

Anibal citou a avaliação de coordenadores de cursos de medicina de várias universidades brasileiras, segundo os quais os médicos estrangeiros terão bom desempenho, mas questionou a conveniência de submetê-los ao Revalida - exame que considerou "extremamente difícil" e voltado a assegurar "reserva de mercado" para profissionais brasileiros.

- Imagine só se o mesmo Revalida utilizado para os médicos formados fora do Brasil fosse utilizado para os médicos formados aqui. Certamente, nós teríamos diminuído ainda mais o número de profissionais médicos que estão em atuação no Brasil.

O senador ainda frisou que os pacientes em pontos isolados do país, que demandam médicos em suas comunidades, "não estão fazendo coro com os corporativistas". Ele também citou os jornalistas Janio de Freitas e Gilberto Dimenstein, que, em artigos, salientaram a falta de disposição de brasileiros em preencher as vagas oferecidas pelo Mais Médicos, e assegurou que o povo receberá com hospitalidade os médicos "de Cuba, da Argentina, da Europa ou de qualquer outro país do continente".

'Atitude antirrepublicana'

No mesmo discurso, Anibal Diniz classificou como correta a atitude do governador do Acre, Tião Viana, de representar ao Ministério da Justiça pelas "injustiças" que sofreu este ano, quando foi investigado pela Polícia Federal. Segundo o senador, foi uma "atitude antirrepublicana" de membros da corporação.

- Os que praticaram ato de vileza, fazendo investigação de forma atabalhoada, tiveram resposta à altura.



03/09/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Vanessa Grazziotin rebate críticas ao programa Mais Médicos

Anibal Diniz rebate críticas contra direção da Petrobras

Aníbal Diniz reitera apoio ao Programa Mais Médicos

Aníbal Diniz registra apoio da população ao Programa Mais Médicos

Anibal Diniz rebate críticas de Aloysio Nunes contra gestão da Petrobras

MP do Programa Mais Médicos é aprovada com críticas da oposição