Aníbal Diniz registra pesquisa da FGV que aponta redução da pobreza




Ao analisar pesquisa divulgada na terça-feira (28) pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), o senador Aníbal Diniz (PT-AC) disse, que mesmo tendo crescimento Produto Interno Bruto (PIB) menor que o dos demais países integrantes do Bric (Rússia, Índia e China), o Brasil leva vantagem quando se compara a evolução da renda familiar.

De acordo com a pesquisa, informou o senador, China e Índia cresceram mais que o Brasil em todos os anos, desde 1992. Mas, assinalou, de 2000 a 2010 a renda dos mais pobres do Brasil cresceu 50%, contra 10,03% da dos mais ricos (taxa acumulada de crescimento da renda real per capita).

Aníbal Diniz disse que outro indicador que mostra a queda da desigualdade de renda no país é o Ìndice de Gini. Ele ressaltou que em 2001 o índice era de quase 0,600; em 2010 caiu para 0,530; demonstrando que a década de 2000 a 2010 foi pautada pela redução da desigualdade da renda, quando milhares de famílias emergiram da faixa de pobreza.

A pesquisa da FGV revelou ainda, conforme o senador, a migração de 39,5 milhões de pessoas das classes D e E para a C no período entre 2003 e maio deste ano. Ele salientou que se a comparação for feita a partir de 1993, o total salta para 60 milhões de pessoas.

- Esses indicadores refletem o bom êxito das ações implementadas ao longo da década passada. Não conseguimos extinguir a pobreza, mas, com medidas voltadas à superação da miséria, o número de pobres caiu de 30,4 milhões, em 2003, para 17 milhões em 2010 - afirmou.



29/06/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aníbal Diniz: Bolsa Família já retirou 36 milhões de brasileiros da extrema pobreza

Anibal Diniz registra expansão da internet no Acre

Anibal Diniz registra participação em solenidades no Acre

Aníbal Diniz aponta vitória na guerra contra a dengue no Acre

Anibal Diniz comemora anúncio de redução das tarifas de energia elétrica

Anibal Diniz ressalta importância da redução das tarifas de energia elétrica