Ano Cultural do Senado celebra Guimarães Rosa e a bossa nova e relembra o ano de 1968



Em reunião nesta segunda-feira (30), a Comissão do Ano Cultural Artur da Távola definiu a agenda de eventos para o mês de agosto, em que serão celebrados o centenário de nascimento do escritor Guimarães Rosa e os 50 anos da bossa nova. Além disso, será relembrado o ano de 1968, marcado em todo o mundopor grandes contestações da política e dos costumes e, no caso brasileiro, também pelo recrudescimento da ditadura militar, com a edição do Ato Institucional (AI) nº 5.

VEJA MAIS

Durante a Semana Guimarães Rosa, que será aberta no dia 5 de agosto, será realizado um painel de debates, com nomes como o do poeta Alexei Bueno e uma exposição relativa ao autor e sua obra, além de lançamento de livros a respeito do escritor.

Entre os dias 12 e 14, os 50 anos de lançamento do disco Chega de Saudade, de João Gilberto, vão ser comemorados com shows de bossa nova com "pratas da casa", talentos escondidos que se dedicam a este gênero musical e que trabalham no Senado, além de músicos do Clube do Choro, instituição com a qual o Senado mantém parceria.

Já de 14 a 24, a comissão estará na 20ª edição da Bienal do Livro, que ocorrerá em São Paulo. Uma das idéias em gestação para levar à exposição é a republicação, em fac-símile - inclusive com dedicatórias feitas pelos autores - de originais pertencentes ao bibliófilo José Mindlin, como O Quinze, de Rachel de Queiroz, e outros títulos de autores como Machado de Assis.

O Painel de 1968 será realizado no dia 27, no auditório do Interlegis, com a participação do ex-ministro da Justiça Jarbas Passarinho; do jornalista Reinaldo Azevedo; e dos historiadores Heloísa Buarque de Hollanda e Carlos Guilherme Mota. Outros nomes ainda devem ser confirmados.

Para o mês de setembro, quando será comemorado o centenário da morte de Machado de Assis, o coordenador da comissão e diretor do Interlegis, José Dantas Filho, informou que o Senado pretende trazer a Brasília material inédito do Museu da Língua Portuguesa, de São Paulo, em parceria com a Academia Brasileira de Letras, além de colocar em exposição material do próprio Senado.

- O Senado está envolvido na questão do ano cultural em torno de efemérides de grande importância para histórica política e cultura brasileira, como Machado de Assis,Padre Antônio Vieira e Guimarães Rosa - explicou o diretor da Secretaria de Comunicação do Senado, Helival Rios.



30/06/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


RÁDIO SENADO RELEMBRA INÍCIO DA BOSSA NOVA EM DOIS PROGRAMAS

Dia Nacional da Bossa Nova relembra ícones da MPB

Prosseguem homenagens aos 50 anos da Bossa Nova no Ano Cultural do Senado

Tico da Costa abre a homenagem à Bossa Nova do Ano Cultural do Senado

Homenagem à bossa nova abre programação do Ano Cultural do Senado no segundo semestre

Trajetória de Guimarães Rosa é destaque na TV Senado