Ano da Mulher Latino-Americana será detalhado por Serys



De acordo com dados de 2003 levantados pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPS), uma em cada três mulheres da América Latina é vítima de violência. Esse foi um dos vários dados que convenceram o Parlamento Latino-Americano (Parlatino) a aprovar a proposta da senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) para instituir o ano de 2005 como o Ano da Mulher Latino-Americana. A decisão do Parlatino será anunciada pela senadora, que é presidente da Comissão Especial do Ano da Mulher/2004, aos demais integrantes da comissão em reunião marcada para depois da ordem do dia desta quarta-feira (6).

Outras informações relacionadas com a situação da mulher latino-americana serão repassadas por Serys, como a levantada pelo Banco Mundial, dando conta de que, na América Latina e no Caribe, de 25 a 50% das mulheres são vítimas de violência doméstica, o que representa a diminuição de até 14,6% do Produto Interno Bruto (PIB) desses países. O Chile, por exemplo, lembra a senadora, ainda não tem qualquer legislação específica de proteção à mulher.

No mesmo contexto, Serys também irá sugerir a realização de um encontro nacional das primeiras-damas da América Latina e a criação de uma comissão interpoderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) destinada a discutir a questão de gênero. Ela ainda deverá antecipar as propostas do Brasil para a reunião da Comissão de Gênero do Parlatino, que vai ocorrer no Equador, nos dias 25 e 26 de novembro.

Também na reunião de quarta-feira, a comissão deve realizar a eleição oficial do vice-presidente da comissão, senador Aelton Freitas (PL-MG), já que no dia da eleição da presidente, o senador estava ausente.



04/10/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Serys faz palestra sobre Ano da Mulher Latino-Americana

Rio de Janeiro comemora Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana

Aprovado relatório da Comissão da Mulher Latino-Americana-2005

Plano de Desenvolvimento do Nordeste será detalhado em audiência pública

Nasce a Universidade da Integração Latino-Americana

SATURNINO VÊ PERIGO EM CRISE LATINO-AMERICANA