ANP recebe sugestões para guia de manuseio e armazenagem de óleo diesel B
Até o próximo dia 31 de julho, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) recebe sugestões para a elaboração do Guia de Procedimentos de Manuseio e Armazenagem de Óleo Diesel B. A cartilha terá orientações sobre os procedimentos mínimos a serem dispensados no manuseio, transporte e armazenagem de óleo diesel B, como é conhecido o óleo diesel veicular acrescido de 5% de biodiesel. As sugestões para o guia devem ser enviadas para o email [email protected].
Representantes do Estado brasileiro, mercado e meio acadêmico participaram da elaboração de uma versão preliminar da cartilha. O guia, entretanto, não deve ser considerado o como a única fonte de informações adotada pelo mercado, sendo necessária a busca contínua das melhores práticas.
Óleo Diesel B
A introdução do biodiesel na matriz energética brasileira aconteceu em 2004. No ano seguinte, a ANP assumiu a atribuição de regular e fiscalizar as atividades relativas à produção, controle de qualidade, distribuição, revenda e comercialização do biodiesel e da mistura óleo diesel-biodiesel (BX).
Desde 1° de janeiro de 2010, todo o óleo diesel veicular comercializado ao consumidor no território nacional é do tipo B, com 5% de biodiesel. Assim como o combustível fóssil, o tipo B requer cuidados no seu manuseio de forma a garantir a manutenção da sua qualidade ao longo de toda a cadeia de abastecimento, da produção até o consumidor final.
A versão preliminar do guia está disponível para acesso no site da ANP.
Fonte:
Agência Nacional do Petróleo
24/07/2010 05:36
Artigos Relacionados
Antaq recebe por mais 30 dias sugestões sobre serviços de armazenagem de contêineres
César Borges propõe subsídio ao óleo diesel para transporte urbano
Preço do óleo diesel terá reajuste de 6%
Projeto propõe redução de enxofre no óleo diesel
Senadores defendem redução do preço do óleo diesel
Óleo diesel mantém liderança no ranking de produtos industriais