César Borges propõe subsídio ao óleo diesel para transporte urbano
- Cinqüenta e seis milhões de viagens deixam de ser realizadas todos os dias no Brasil porque falta o dinheiro da passagem aos cidadãos - disse o parlamentar, que acredita ser viável a participação da Petrobras num esforço para a melhoria do transporte urbano por meio de ônibus.
De acordo com o parlamentar, a passagem de ônibus em Salvador custa R$ 2,00. Um trabalhador que ganhe o salário mínimo (R$ 380,00), compromete 34% dos seus rendimentos mensais, caso faça uma viagem de ida e outra de volta para o trabalho todos os dias e, da mesma forma, utilize o ônibus nos fins de semana.
César Borges lembrou que o vale-transporte só beneficia o trabalhador com carteira assinada. Já o passe livre é restrito a determinadas categorias, como os policiais militares e os oficiais de justiça, além dos idosos. Para o parlamentar, o transporte gratuito, que significaria 30% do total, onera ainda mais os custos das empresas, razão pela qual deveria ser também subsidiado pelo governo federal.
O aumento das passagens não é uma boa saída para as empresas, segundo o senador, porque a cada aumento cai em 3% o número de passageiros. O parlamentar disse antever que haverá em breve "uma reação da população" a esses aumentos.17/04/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Projeto propõe redução de enxofre no óleo diesel
Projeto de César Borges apressa mistura de diesel com biodiesel
César Borges propõe redução de idade para dedução de imposto de renda
César Borges propõe critérios para concessão de benefícios financeiros a estados
César Borges propõe ampliação da pena para quem adulterar combustíveis
César Borges reivindica inclusão do transporte público na agenda social