ANP vai vistoriar plataforma da Petrobras que teria risco de vazamento



A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) informou nesta terça-feira (10) que fará uma vistoria na plataforma P-33, da Petrobras, baseada na Bacia de Campos, litoral norte do estado. A ANP decidiu fazer a fiscalização depois de denúncias de que a plataforma tem problemas de infraestrutura e de segurança, que podem colocar em risco os funcionários. A Marinha, que inspeciona a plataforma regularmente, fará uma nova visita à P-33 nesta quarta-feira (11).

Segundo nota divulgada pelo Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense, os funcionários dizem que a P-33, que está operando há 11 anos, encontra-se em “estado precário, tanto na área de segurança do trabalho, quanto na higiene dos locais de trabalho e descanso”. Ainda de acordo com nota do sindicato, a P-33 está “avançando para o risco de um acidente fatal”.

O sindicato afirma que um grande vazamento de gás atingiu a plataforma em maio deste ano. Em julho, houve uma explosão que não deixou feridos.

Diante das denúncias dos funcionários, a Superintendência Regional do Trabalho do Rio de Janeiro fez uma vistoria na plataforma e constatou o risco de vazamento em filtros de óleo, que, segundo os fiscais, não têm válvulas de segurança.

Os fiscais do Trabalho decidiram, então, interditar alguns equipamentos da plataforma. No entanto, a Petrobras, que afirma atender às normas do Ministério do Trabalho, conseguiu uma liminar na 2ª Vara do Trabalho de Macaé, para suspender a interdição imposta pelos fiscais. Ainda segundo a estatal, a P-33 é inspecionada por profissionais habilitados e certificada anualmente desde 1999.


Fonte:
Agência Brasil

 



10/08/2010 20:12


Artigos Relacionados


ANP inicia nesta 4ª investigação sobre vazamento em navio-plataforma da Petrobras

Instalações da plataforma P-33 não são risco para operações, garante Petrobras

FISCALIZAÇÃO TERIA IMPEDIDO VAZAMENTO NA BAÍA DE GUANABARA

Apesar da de inclinação de plataforma na Baía de Guanabara, não houve vazamento

Comitiva da Tanzânia visita a plataforma P-19 da Petrobras

CI debaterá licitação de plataforma com o presidente da Petrobras