ANS lança novo site com áreas especiais para consumidores e operadoras de planos de saúde



Em comemoração ao Dia Mundial de Direitos do Consumidor, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) lança na próxima terça-feira (15), sua nova página eletrônica. O novo portal tem navegação simplificada e linguagem mais acessível, com maior destaque aos serviços disponíveis para o cidadão.
Entre as principais novidades do site estão áreas específicas destinadas aos dois principais públicos da ANS: consumidores e operadoras de planos de saúde. O novo portal também terá possibilidade de assinatura de conteúdos; compilação de toda legislação do setor, com referências de alterações e revogações marcadas no texto; acesso facilitado a perguntas frequentes e aos canais de atendimento da agência; e acesso rápido às áreas que apareceram como de maior interesse pelos públicos nas pesquisas realizadas.

A reformulação da principal ferramenta de comunicação da ANS teve início em 2009 e contou com envolvimento de toda instituição, coordenada por um comitê formado por diversos setores da agência. O novo portal foi desenvolvido em software livre e cumpre recomendações de acessibilidade do Programa de Governo Eletrônico Brasileiro (E-Gov).

O projeto de reformulação foi desenvolvido com reuniões periódicas e acompanhamento de métricas, testes presenciais e remotos de navegação. Uma das técnicas presenciais utilizadas para melhor compreensão do ponto de vista do usuário foi o card sorting, método que observa como o público-alvo organiza, por meio de cartões, as informações da forma mais adequada para ele. Dessa maneira, é possível considerar no portal a lógica de quem o acessa. 

De acordo com o secretário-geral da agência e coordenador do comitê do portal, Bruno Sobral, “entendemos esse novo portal como um case de gestão do governo federal, pois é resultado de pesquisas com todos os perfis de usuários. A ANS ouviu seus clientes e vai continuar ouvindo, pois esse é um processo contínuo”.

 

Fonte:
ANS



11/03/2011 19:23


Artigos Relacionados


ANS cria programa para avaliar Operadoras de Planos de Saúde

Operadoras de planos de saúde devem criar ouvidorias para atender usuários

Operadoras de planos de saúde deverão criar ouvidorias para melhorar atendimento

Operadoras de planos de saúde serão fiscalizadas com mais rigor para melhoria do atendimento

ANS suspende a venda de 150 planos de saúde de 41 operadoras

Suspensa a venda de 212 planos de saúde de 21 operadoras