Anteprojeto de novo Código Penal deve ficar pronto em maio, informa Gilson Dipp



A comissão de juristas encarregada de elaborar um anteprojeto de novo Código Penal deve entregar esse texto em maio. Foi o que informou o presidente do colegiado, Gilson Dipp, na manhã desta quinta-feira (8). Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ele participa neste momento de audiência sobre segurança pública promovida pelo Senado.

– Estamos examinando mais de 130 leis extravagantes, verificando quais são importantes, quais os tipos que podem entrar ou não no novo Código Penal – declarou.

Leis extravagantes são aquelas que não se encontram no código que regula determinada área (neste caso, as leis penais que estão fora do Código Penal).

– Estamos fazendo isso para que não se tenha leis esparsas, que dificultam o trabalho da polícia, do Ministério Público e do Judiciário – explicou Gilson Dipp.

Ao dar exemplos dos assuntos que estão sendo discutidos pela comissão, Dipp citou a progressão de regime nos casos de crime contra a vida, a eutanásia e a ortotanásia, a tipificação do terrorismo e o conceito de organização criminosa, entre outros.

Além de integrantes da comissão de juristas que elabora um novo Código Penal, secretários estaduais de segurança pública participam da audiência promovida nesta quinta-feira (8) pela Subcomissão Permanente de Segurança Pública do Senado.

Comissão de juristas deve propor extinção de tipos penais e ampliação dos casos de aborto legal

Mais informações a seguir

Da Redação



08/03/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Anteprojeto do novo Código Penal 'quebrou tabus', diz Gilson Dipp

Prazo para anteprojeto de Código Penal não será prorrogado, diz Gilson Dipp

Tráfico de pessoas vai entrar no novo Código Penal, diz Gilson Dipp

Novo Código de Processo Civil deve ficar pronto para votação até o fim do ano

CCJ discute anteprojeto do novo Código de Processo Penal

Comissão de Juristas entrega anteprojeto do novo Código Penal