Antero alerta para queimadas no Mato Grosso
O senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT) alertou para a sucessão de queimadas que estão ocorrendo no Mato Grosso. Ele manifestou seu apoio a entidades ambientais de todo o país, e até do exterior, que estão se mobilizando para frear os incêndios florestais no estado. Também pediu providências da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama).
A lavoura de soja, disse Antero, que praticamente já acabou com o cerrado mato-grossense, vem substituindo as pastagens e começa a avançar também sobre a floresta amazônica. Baseado em matéria publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo, ele informou que, em setembro, foram registrados 16.338 focos de calor no Mato Grosso. Mais do que o dobro apurado no Pará.
Diz ainda o jornal, segundo o senador, em matéria intitulada -Presença do grupo Maggi anima queimadas e multas-, que as empresas do governador do estado, Blairo Maggi, estão à frente do avanço da soja. Antero disse que a legislação ambiental deve ser cumprida e que os abusos cometidos, seja por quem for, devem ser coibidos, estejam seus autores -em suas empresas ou nos palácios-.
- O progresso é sempre bem vindo. Mas ele não pode ser feito ao arrepio da lei e nem à custa da destruição das florestas, do assoreamento e da poluição dos rios e da eliminação da biodiversidade. A ampliação da fronteira agrícola é importante. O aumento da produção de soja é importante para o Mato Grosso. O aumento das exportações brasileiras é importante. Mas também é muito importante a preservação das nossas riquezas naturais - afirmou Antero Paes de Barros.
28/11/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Antero alerta para risco de conflito de terras em Mato Grosso
Mato Grosso pode prorrogar proibição de queimadas
JUVÊNCIO ANALISA AUMENTO DE QUEIMADAS EM MATO GROSSO DO SUL
Ministério inicia combate a queimadas ilegais no Mato Grosso
ANTERO: PSDB FOI VITORIOSO NO MATO GROSSO
ANTERO SE SOLIDARIZA COM DIRETOR DA SUDAM EM MATO GROSSO