Antero alerta para risco de conflito de terras em Mato Grosso
O senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT) fez uma apelo nesta quinta-feira (13) para que a Mesa do Senado solicite providências urgentes do governo quanto a conflito de terras que está acontecendo em São Félix do Araguaia (MT). O senador disse ter sido informado pelo bispo da região, dom Pedro Casaldáliga, de que a BR-158 está interditada e que o conflito entre índios e posseiros que invadiram uma reserva, na região do Xingu, é iminente.
Segundo Antero, foi organizada uma grande invasão de área indígena por grandes posseiros, que usam pequenos proprietários como -bucha de canhão-. Mas agora os índios xavantes, donos legais da terra demarcada, querem de volta seu território. Antero disse que já solicitou medidas urgentes ao ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, e também para à Polícia Federal e à Fundação Nacional do Índio (Funai), para que evitem um massacre.
Antero disse esperar que, quando a crise estiver resolvida, o governo solucione o problema definitivamente.
- Se é terra indígena, estabelecida em lei, é preciso fazer os índios retornarem. Se há posseiros de boa fé, devem ser cadastrados e assentados pelo governo - disse.
13/11/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
CARLOS BEZERRA ALERTA PARA RISCO DE CONFLITO POR TERRAS
Antero alerta para queimadas no Mato Grosso
Conflito por terras na região de Luciara, em Mato Grosso, é tema de debate
Waldemir Moka pede ação do governo em conflito por terras no Mato Grosso do Sul
Jayme Campos alerta para risco de desabastecimento de gás em Mato Grosso
Carlos Bezerra alerta para risco de febre aftosa no Mato Grosso