Antero: BC tem condições técnicas e políticas para reduzir taxa de juros ainda este mês
Na avaliação do senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT), o Banco Central tem condições técnicas e políticas para promover um significativo corte na taxa de juros ainda este mês. Ele considera que, pelo atual nível do risco Brasil, que este ano já recuou para os 700 pontos, a taxa de juros já poderia estar em patamares mais baixos.
- A taxa de juros não pode ter uma baixa pífia ou ficar em viés de baixa. Tem que haver uma redução significativa - disse o senador, anunciando que vai promover uma comparação entre os juros atuais e aqueles praticados no governo do presidente Fernando Henrique Cardoso quando o risco Brasil estava nos 700 pontos.
Para Antero, o presidente do Banco Central (BC), Henrique Meirelles, tem todas as condições técnicas para fazer uma boa gestão e só não o faz porque insiste na política de juros altos. A avaliação do senador foi baseada também em artigo do economista Paulo Nogueira Batista, que entende que a fixação dos juros não é apenas uma questão técnica, mas também política. Citando o jornal Folha de S. Paulo , Antero registrou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi consultado quando a taxa de juros foi elevada para 26,5%.
- Portanto, é evidente que a decisão foi técnica, mas também foi política. Agora, técnica e politicamente, é sugerida significativa redução da taxa, inclusive pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social. Só os bancos querem que as taxas de juros continuem como estão - afirmou o senador.
O senador leu notas da coluna -Painel- do jornal Folha de S. Paulo dos dias 12 e 13 de junho, onde foi revelado que o BankBoston (instituição a que Meirelles pertenceu antes de ser escolhido para presidir o BC) enviou carta aos clientes dizendo que o investimento em juros no Brasil tem sido um ótimo negócio, já que o -Conselho de Política Monetária manteve na sua última reunião a taxa Selic num nível bastante elevado, suficiente para manter a atratividade das aplicações de renda fixa-. O -Guia Boston de Investimentos-, continuou o senador em referência à coluna, -diz que quem buscou o refúgio das aplicações de renda fixa manteve o poder aquisitivo dos seus recursos e até os ampliou-.
De acordo com o senador, depois da publicação das notas, Meirelles afirmou que o BankBoston demonstrou confiança na economia ao aconselhar seus clientes a investir em juros no Brasil. Meirelles disse à coluna do jornal que -se outros bancos fizerem o mesmo o risco-país cai e a taxa Selic poderá ser reduzida-, conforme leu o senador no Plenário.
13/06/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
HARTUNG: HÁ CONDIÇÕES FAVORÁVEIS PARA REDUÇÃO DA TAXA DE JUROS
Antero defende redução expressiva na taxa de juros
Fazenda garante que bancos privados têm condições de reduzir juros cobrados no Brasil
Para João Tenório, não basta apenas reduzir a taxa básica de juros para economia crescer
José Pimentel: é chegada a hora de o Brasil reduzir a taxa de juros
Taxa média de juros de operações de crédito sobe pela terceira vez este ano, diz Anefac