José Pimentel: é chegada a hora de o Brasil reduzir a taxa de juros




Ao comentar estudo sobre as condições atuais da economia brasileira, divulgado na semana passada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o senador José Pimentel (PT-CE) defendeu nesta segunda-feira (22) a redução na taxa de juros básica (Selic) na próxima reunião do Conselho de Política Monetária (Copom).

- É chegada a hora de reduzir a taxa Selic, porque não tem nada que justifique esse patamar que se pratica no Brasil, até porque a segunda maior taxa de juros do mundo é a metade da brasileira - disse.

De acordo com José Pimentel, um dos fatores que podem permitir ao Brasil reduzir sua taxa de juros sem correr o risco perder o controle da inflação seria o elevado valor das reservas internacionais brasileiras, que alcançam no momento US$ 350 bilhões, valor superior em US$ 130 bilhões ao saldo existente no início da crise em 2008.

No mesmo sentido, na avaliação do parlamentar, a tendência atual de queda do preço das commodities no mercado internacional também abriria espaço para a implementação de uma política de redução de juros visando o enfrentamento da crise.

Ele destacou também o bom resultado das contas públicas brasileiras, indicado pela estabilidade da dívida líquida do setor publico (excluindo Petrobras e Eletrobrás), que permaneceu em 39,8% do Produto Interno Bruto (PIB) nos seis primeiros meses deste ano.

De acordo com o senador, mesmo estando o Brasil em boas condições de enfrentar a crise internacional, o governo precisa tomar medidas para não deixar que as reservas internacionais se reduzam, nem permitir a recessão,o desemprego, e o corte de salários reais.

Em aparte o senador Lindbergh Farias (PT-RJ) também alertou para a necessidade de o Copom começar areduzir as taxas de juros na próxima reunião do dia 30 deste mês. Segundo ele, caso isso não seja feito pelas autoridades monetárias, o Brasil não terá como conter a entrada de dólares, devido à aplicação pelos Estados Unidos de novas medidas de afrouxamento monetário para estimular sua economia.



22/08/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


José Pimentel apoia redução de juros e elogia condução da economia brasileira

José Pimentel elogia queda dos juros e defende redução em até três pontos percentuais

Antero: BC tem condições técnicas e políticas para reduzir taxa de juros ainda este mês

Para João Tenório, não basta apenas reduzir a taxa básica de juros para economia crescer

José Pimentel elogia programa Brasil Sem Miséria

Para José Pimentel, número de médicos no Brasil é insuficiente