Antero diz que documentos publicados pelo "Correio" não foram ainda autuados por ele na CPI



O senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT), o presidente da CPI do Banestado, o disse que os documentos citados na matéria do jornal Correio Braziliense desta quinta-feira (11), que acusa o senador Ney Suassuna (PMDB-PB) de desvios de recursos para o exterior, não foram autuados por ele.

Antero informou que, por solicitação do relator, deputado José Mentor (PT-SP), um assessor viajou aos Estados Unidos para buscar os referidos documentos. Ao chegar a Nova York, o assessor teria avisado ao senador que precisaria tirar cópias dos documentos.

- Eu disse que, evidentemente, deveria tirar cópias, mas quando o relator me pediu para autorizar o pagamento de, não sei, algo como 25 mil cópias de documentos, eu disse que não poderia fazer isso sem saber com certeza se naquelas caixas existia o número de documentos que se cobra. Por isso, esses documentos não estão autuados até agora e foi o que deu curto-circuito na CPI - afirmou.

 Antero descreveu os últimos passos da comissão, lembrando que as últimas reuniões por ele convocadas não ocorreram por obstrução do relator.

 O senador reconheceu que existem situações na comissão que "não estão atendendo ao interesse público". Ele observou, no entanto, que a CPI "é uma das que mais serviços tem prestado ao país", frisando que "esta é uma questão de estado que está sendo ignorada".

Antero disse ainda que já pediu ao senador José Sarney que sejam tomadas medidas para continuação da CPI. Ele esclareceu que todos os documentos que a CPI possui estão de posse, também, do Ministério Público Federal, da Polícia Federal (PF), do Ministério da Justiça e do Conselho de Controle das Atividades Financeiras (Coaf).



11/11/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Foram publicados do Diário Oficial da União os editais de criação e modernização de museus

Clássicos da literatura são publicados pelo Senado

Fiscalização: Sete caminhões-tanque autuados pelo Ipem-SP em operação na Rodovia Índio Tibiriçá

Diretor de Comunicação contesta dados incorretos publicados pelo colunista Cláudio Humberto

Antero apresenta à CPI documentos que podem indicar favorecimento do governo do Mato Grosso à Planan

Senadores discutem regras para envio de cobrança pelo Correio