Antonio Carlos Junior denuncia caos da saúde na Bahia



Em pronunciamento em Plenário, nesta quarta-feira (26), o senador Antonio Carlos Junior (DEM-BA) denunciou o colapso do sistema de saúde pública em seu estado. Segundo ele, o Sistema Único de Saúde (SUS) na Bahia está funcionando precariamentedevido a falta de médicos, de equipamentos e de remédios nos hospitais para atender a população.

- Há casos incríveis de postos funcionando em locais insalubres, como é o caso doPosto de Saúde do Alto do Cruzeiro, no subúrbio ferroviário, que divide espaço com um bar. Faltam os medicamentos mais básicos: para o tratamento de hipertensão, diabetes, e, inclusive, para o combate a viroses - disse.

Antonio Carlos Junior criticou o governo federal por pretender vincular o reajuste do SUS à prorrogação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF). Ele considerou absurda declaração do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, divulgada pela imprensa no início desta semana, estabelecendo a prorrogação da CPMF como condição para se conceder aumento médio de 30% nos procedimentos ambulatoriais e hospitalares constantes da tabela do SUS.

O senador baiano considerou ainda como principal fator responsável pela crise do sistema de saúde o contingenciamento de recursos orçamentários destinados ao setor.

- Esses recursos financeiros, se chegassem ao destino previsto em vez de serem contingenciados, permitiriam recuperar instalações e abrir novos postos de atendimento, dotados de equipamentos e abastecidos de medicamentos - afirmou.



26/09/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Antonio Carlos Junior denuncia caos na saúde na Bahia

César Borges denuncia caos na saúde na Bahia

Antonio Carlos Júnior diz que Bahia nunca esteve tão violenta

Antonio Carlos Júnior critica proposta de divisão da Bahia

Antonio Carlos Junior aponta queda na arrecadação do estado da Bahia

Antônio Carlos Junior lamenta morte de delegado e escalada da violência na Bahia