César Borges denuncia caos na saúde na Bahia
O senador César Borges (DEM-BA) afirmou nesta quarta-feira (18) o caos tomou conta da saúde pública em Salvador e que tem trazido intranqüilidade à população mais carente da capital e do estado. Segundo o senador, o governo do estado passou à prefeitura a gestão do Sistema Único de Saúde em Salvador, que ficou responsável pela administração de repasses no valor de R$ 277 milhões, o que representa um aumento de 324% nas verbas destinadas ao setor.
- Mas, a saúde pública em Salvador vive uma situação precária. Em três dias, cinco pessoas morreram no posto médico de São Marcos por falta de leito na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) - afirmou o senador.
Segundo o senador, há um déficit de 265 mil leitos de UTI em todo o estado, faltam médicos para o atendimento de urgência nos pronto-socorros e os casos de dengue triplicaram, com 376 casos registrados em Salvador e 3.151 em toda a Bahia.
Além disso, César Borges revelou que os prefeitos denunciaram um "calote", por parte do governo do estado, de R$ 14 milhões nos recursos destinados ao setor de saúde. O senador disse também que o governador Jaques Wagner está "partidarizando e ideologizando" o problema em vez de resolvê-lo.
- Essa é mais uma forma de governar do PT, que governa a capital e o estado. Não tem competência para administrar a saúde da Bahia - disse o senador, afirmando que "o apagão do Ministério da Saúde, com os casos dos 'vampiros', dos 'sanguessugas' e a epidemia de dengue, chegou à Bahia".
César Borges lembrou, ainda, o assassinato de um servidor da Secretaria Municipal de Saúde, que ainda não foi solucionado.
- Daqui a pouco, vão dizer que foi suicídio. Esse é o resultado prático da administração petista na Bahia - lamentou.
18/04/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
César Borges diz que violência aumenta e leva a Bahia 'ao caos'
César Borges cobra providências contra o caos na segurança pública na Bahia
César Borges denuncia 'pistolagem' no sul da Bahia
César Borges denuncia discriminação contra a Bahia
César Borges denuncia aumento de até 100% nas contas de luz na Bahia
César Borges denuncia aumento da criminalidade na Bahia