Antonio Carlos Junior: texto sobre sistema financeiro está na pauta da CCJ
O senador Antonio Carlos Junior (DEM-BA) anunciou em Plenário, nesta quarta-feira (2), que tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) substitutivo de sua autoria sobre o sistema financeiro nacional. Ele explicou que o texto foi elaborado a partir de diversos projetos de lei, destacando dois do senador Arthur Virgílio (PSDB-AM): o PLS 72/07 e o PLS 102/07.
Sobre o PLS 72/07, que propõe autonomia para o Banco Central, Antonio Carlos Junior disse que "isso contribuiria para manter as expectativas sob controle e para alcançar a meta de inflação com menor sacrifício em termos de taxa de juros, além de permitir a redução imediata dessas taxas". Ele também ressaltou que, para reforçar tal autonomia, os mandatos do presidente da República e da diretoria do Banco Central não podem ser "coincidentes".
- Por isso, sugerimos que o primeiro mandato da diretoria do Banco Central termine durante o andamento da legislatura federal vigente - observou ele.
Antonio Carlos Junior também fez diversas observações sobre o PLS 102/07, como a de que acolheu a proposta de classificar as administradoras de cartão de crédito como instituições financeiras. Outra sugestão acolhida, entre várias incluídas no substitutivo, foi a de substituir o Fundo Garantidor de Crédito pelo Fundo de Garantia de Depósitos, "permitindo, inclusive, que haja diferenciação de riscos em relação à contribuição para o fundo".
- Esse substitutivo será o primeiro item da próxima reunião da CCJ - alertou.
O líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio, elogiou o substitutivo, destacando que seus projetos foram aprimorados por Antonio Carlos Junior.
02/12/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Escolha do sistema digital para TV tem que ser cuidadosa, adverte Antonio Carlos Júnior
Bahia está acuada pela violência, alerta Antonio Carlos Junior
Antonio Carlos Júnior fala sobre mudanças no Fundo Social
Antonio Carlos Júnior cobra reunião da CFC sobre irregularidades nas privatizações
ACM Júnior diz que audiência pública dissipou dúvidas sobre papel do BC na regulação, normatização e fiscalização do sistema financeiro
Antonio Carlos Júnior faz alerta sobre expansão de gastos primários do governo