Antonio Carlos Valadares defende PT e critica PSDB



Relatando que pretendia tratar de outro tema, a Campanha da Fraternidade de 2013, o senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) decidiu participar do debate que dominou grande parte dos discursos em Plenário nesta quarta-feira (20), sobre os mandatos do PT na Presidência da República. Ele criticou os governos anteriores, do PSDB, e ressaltou os avanços alcançados nos governos de Lula e Dilma Rousseff.

Para Valadares, o debate deveria ter como ponto central o futuro do Brasil, mas, em uma casa política, é natural que a oposição queira exercer seu papel de criticar os erros do governo e que o governo tente mostrar o que tem feito pelo país.

O senador lembrou o fato de a CPMF, criada durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, ter sido extinta durante o governo Lula com o apoio do PSDB, que se beneficiou da contribuição durante anos. Valadares afirmou, ainda, que, durante o governo Lula não houve desvio do dinheiro para outras áreas, ao contrário do que alegou ter ocorrido anteriormente. A perda de recursos, segundo o senador, é razão para a crise por que passa a saúde no Brasil.

Em aparte, o senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) argumentou que, apesar da perda de recursos, houve aumento na carga tributária, o que gerou maior arrecadação do Tesouro.

O tema das privatizações também gerou discussão durante o pronunciamento. Valadares acusou o governo do PSDB de vender a Vale “a preço de banana”. Aloysio Nunes argumentou que o PT teve dez anos para apontar qualquer irregularidade e não o fez. Após alguns minutos de discussão, Valadares afirmou que as interrupções do colega faziam parte de uma estratégia política.

Valadares encerrou o pronunciamento com a afirmação de que os governos do PT “edificaram a história do Brasil” e se voltaram essencialmente para o social e à valorização da democracia. Para o senador, o próximo passo é aprovar uma reforma política.

- Só falta fazer uma reforma política. Se fizermos uma reforma política, nós alcançaremos um patamar elevado  de melhor qualidade da representação popular.



20/02/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Antônio Carlos Valadares critica o uso de diesel de má qualidade no Brasil

Antônio Carlos Valadares defende revitalização ambiental do São Francisco

Antônio Carlos Valadares defende programa espacial brasileiro

Antônio Carlos Valadares defende extinção gradativa da CPMF

Antônio Carlos Valadares defende eleições com lista fechada

Antonio Carlos Valadares defende soluções pacíficas para a violência