Antonio Ermírio vem ao Senado debater crise e privatização



O empresário Antonio Ermírio de Moraes, do grupo Votorantim, deverá comparecer nesta terça-feira, às 17h, à Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) para debater com representante do governo e com os senadores, o programa de privatização na área de energia elétrica. Os senadores Paulo Hartung (ES), Carlos Wilson (PE) e Roberto Freire (PE), todos do PPS, apresentaram projeto que exclui o setor elétrico do programa, justificando a exclusão pelos desacertos cometidos pelo governo no setor, que teriam contribuído em muito para a atual crise energética vivida pelo país.

A reunião especial da CAE para discutir a privatização no setor energético foi solicitada pelo relator da matéria, senador José Agripino (PFL-RN), que quer, desse modo, colher o máximo de subsídios para o seu parecer final sobre o projeto de lei de Hartung, Carlos Wilson e Freire.

O governo vai estar representado na reunião da CAE pelo secretário de Energia do Ministério de Minas e Energia, Afonso Henriques Moreira Santos, ex-dirigente da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

As empresas do grupo do empresário Antonio Ermínio de Moraes têm atuação forte no setor de alumínio, que responde, atualmente, por 10% de todo o consumo de energia elétrica no país. O setor deverá ser atingido em cheio pela crise de racionamento de energia elétrica, mesmo sendo o empresário também um gerador de energia.

Antonio Ermírio está, inclusive, há 13 anos tentando obter do governo autorização para construir uma usina hidrelétrica própria, sem sucesso. Seu projeto encontra-se atualmente no Ministério Público, para onde foi encaminhado pelo Poder Executivo, segundo o empresário. Ele deverá aproveitar a reunião para apresentar o seu diagnóstico sobre a atual crise energética, detalhando o que considera erros estratégicos cometidos pelo governo e os erros do programa de privatização, que não conseguiu atrair investimentos privados para a geração de energia elétrica nos níveis requeridos pelo crescimento da demanda nacional.

Projeto que exclui setor elétrico da privatização receberá decisão terminativa na CAE



04/06/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAE vai ouvir Antônio Ermírio sobre privatização do setor elétrico

Governador destaca contribuição de Antônio Ermírio de Moraes ao empreendedorismo

Serra participa de homenagem a Roberto Kalil e Antônio Ermírio

Suplicy traça perfil elogioso de Antônio Ermírio de Moraes

Suplicy rebate críticas de Antônio Ermírio ao programa Fome Zero

Lauro Campos concorda com Antônio Ermírio de Moraes: "Deu a louca no mundo"