Suplicy traça perfil elogioso de Antônio Ermírio de Moraes



O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) traçou em Plenário, nesta segunda-feira (2), um perfil elogioso do empresário Antônio Ermírio de Moraes, que comanda o grupo Votorantim. Em resposta ao pedido de solidariedade à China feito por Antônio Ermírio, Suplicy informou que o governo brasileiro destinou US$ 200 mil em alimentos, roupas e outras mercadorias para as vítimas do terremoto que abalou aquele país.

O parlamentar afirmou que, próximo de completar 80 anos, Antônio Ermírio "continua trabalhando como se tivesse 30". Formado em engenharia metalúrgica nos Estados Unidos, Antônio Ermírio trabalha nas empresas da família desde que voltou ao Brasil, em 1949. Em todo esse tempo, só tirou férias uma vez, assinalou Suplicy. De acordo com o senador, o empresário diz querer "morrer trabalhando, para não virar um velho gagá".

O parlamentar enfatizou que Antônio Ermírio de Moraes dedicou boa parte de sua vida à geração de emprego - tendo criado centenas de milhares de postos de trabalho em suas empresas - e à melhoria da educação e da saúde do povo brasileiro.

Suplicy informou que, depois de deixar seu trabalho, Antônio Ermírio se dirige ao Hospital da Beneficência Portuguesa, onde preside seu conselho. O hospital, informou o parlamentar, destina 60% de seus serviços a pacientes carentes e conveniados com o Sistema Único de Saúde (SUS).

O senador observou que, embora tenha apoiado o movimento militar de 1964, Antônio Ermírio foi um dos oito empresários que, em 1978, assinaram um manifesto em defesa da redemocratização do país, além de ter apoiado com ênfase a campanha para as Diretas Já, em 1983.

Suplicy também destacou as atividades de Antônio Ermírio como escritor, citando suas peças teatrais Brasil S/A, SOS Brasil e Acorda Brasil. Em aparte, o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) afirmou que Suplicy fazia "uma justa homenagem a um homem absolutamente correto, de família empreendedora".



02/06/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Governador destaca contribuição de Antônio Ermírio de Moraes ao empreendedorismo

Lauro Campos concorda com Antônio Ermírio de Moraes: "Deu a louca no mundo"

Antônio Ermírio de Moraes: 'Espero que todos sigam esse exemplo de dignidade.'

(Flash) - Empresário Antônio Ermírio de Moraes deixa mensagem de solidariedade ao governador Mário C

Suplicy rebate críticas de Antônio Ermírio ao programa Fome Zero

Empresários homenageados com Diploma José Ermírio de Moraes