Anvisa e OMS definem agenda conjunta em Genebra



A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) se reuniu, nesta quarta-feira (23), com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em Genebra, com o objetivo de discutir mecanismos que promovam o fortalecimento da capacidade das autoridades reguladoras na proteção da saúde em seus países. 

Durante a reunião, foram apresentadas as iniciativas de trabalhos conjuntos envolvendo a Anvisa e outras autoridades nacionais, especialmente as experiências da Organização Pan-americana de Saúde (Opas). A organização reconhece, além da Anvisa, as autoridades da Argentina, Colômbia e Cuba como de referência para a região das Américas.

A diretora geral da OMS, Margareth Chan, definiu que o próximo passo será a realização de um encontro, em maio de 2012, com o objetivo de discutir como as iniciativas de vários países podem ser articuladas. O encontro será organizado pela Missão do Brasil junto às Nações Unidas (ONU) e contará com a presença ministro da Saúde do Brasil, Alexandre Padilha.

Além da audiência com a OMS, a Anvisa irá se reunir com autoridades sanitárias de Portugal, a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed), e da França, Agence Française de Securité des Produits de la Santé (AFSSAPS).

Com o Infarmed foram definidas, entre outras coisas, ações estratégicas vinculadas ao memorando de entendimentos vigente, com o objetivo de fortalecer a confiança entre as autoridades em temas relacionados a medicamentos e dispositivos médicos.

O encontro com a AFSSAPS acontecerá nesta sexta-feira (25), quando será assinado um memorando de entendimentos estabelecendo as bases para a cooperação entre as agências brasileira e francesa.

 

Fonte:
Anvisa



24/11/2011 20:34


Artigos Relacionados


Anvisa e OMS definem agenda conjunta em Genebra

Governo e secretários estaduais de Assistência Social definem nesta 4a agenda conjunta de combate à fome

Anvisa e vigilâncias definem estratégias para a Copa 2014

Produtores de mel definem agenda para os próximos cinco anos

Brasil e Colômbia discutem agenda cultural conjunta

Brasil e Estados Unidos reforçam agenda conjunta para 2014