Anvisa orienta consumidores sobre tipos de chás para consumo



A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou, nesta quinta-feira (30), informe técnico para esclarecer a população sobre a regulamentação de chás. Questões como as espécies vegetais aprovadas, as formas de apresentações permitidas, o modo de preparo, entre outros questionamentos são apresentados no documento, disponível aqui.

Segundo o informe, a Anvisa tem recebido correspondências de origem diversa, contendo dúvidas sobre a regulamentação de chás, e por isso houve a necessidade de elaborar o aviso.

No documento, a agência alerta, ainda, que, no momento não existe nenhum chá em cápsula, tabletes, comprimidos e similares ou, outros produtos constituídos de espécies vegetais que disponham de registro na Anvisa.

Diferenças entre produtos

O documento elaborado pela Anvisa, traz, dentre outras informações, a descrição das diferenças entre chá, chá solúvel, chá pronto para o consumo, chá em cápsulas, tabletes, comprimidos ou similares. Os consumidores também podem se informar, no documento, sobre o modo de preparo e recomendação de uso indicada pela agência.

O chá é uma bebida preparada a partir de partes de espécies vegetais como folhas, ramos, flores, frutos, raízes ou cascas. Entretanto, não são todas as espécies vegetais, nem qualquer parte da planta, que podem ser utilizadas para o preparo de chás.

Fonte:

Anvisa


 



30/12/2010 19:18


Artigos Relacionados


MJ orienta consumidores sobre novas regras para devolução de cheques

Consumidor: Procon-SP orienta consumidores sobre a convocação da General Motors para recall d

Procon-SP orienta consumidores sobre compras de fim de ano

Procon orienta consumidores sobre o uso do 13° salário

Procon-SP orienta sobre os direitos dos consumidores

Procon-SP orienta consumidores sobre leite adulterado