MJ orienta consumidores sobre novas regras para devolução de cheques
O Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), da Secretaria de Direito Econômico (SDE) do Ministério da Justiça, e o Banco Central do Brasil divulgaram o terceiro Boletim Consumo e Finanças. Nessa edição, a publicação traz esclarecimentos sobre as novas regras para fornecimento e devolução de cheques.
As medidas tentam evitar os problemas relacionados a fraudes e mau uso do cheque, principalmente a falsificação de folhas, os cancelamentos, as sustações fraudulentas e a emissão de cheques sem fundos. .
Pela nova regulamentação, os bancos deverão aprimorar e divulgar as regras para o uso de cheques, estabelecendo critérios objetivos e transparentes para o seu fornecimento. A partir do dia 28 de abril de 2012, deverão ser levadas em conta, entre outras exigências, a suficiência de saldo em conta corrente, o histórico de uso dos talões e as restrições cadastrais do correntista.
Outra novidade, essa já a partir de 28 de outubro de 2011, é a exigência de inclusão na folha de cheque da data em que foi impressa, o que amplia o leque para a avaliação de riscos na hora do recebimento, considerando que a maioria das fraudes com folhas de cheque roubadas envolve formulários impressos há mais de um ano.
É direito do consumidor sustar ou revogar cheques em branco, por motivo de furto, roubo ou extravio, sendo que agora há a necessidade de apresentação do Boletim de Ocorrência. Ele também deve ser informado sobre a política do banco em relação ao fornecimento e uso dos talões. Essa informação deverá constar, a partir de 28 de abril de 2012, no contrato de abertura e manutenção de conta de depósitos à vista movimentáveis por meio de cheques.
Os bancos deverão ainda monitorar o uso do cheque por parte dos clientes, orientando os consumidores a respeito do uso adequado e prestando esclarecimentos sobre a regulamentação em vigor.
O Ministério da Justiça lembra, ainda, que quem aceita o cheque também tem o direito de obter informações para avaliação de risco, antes de aceitá-lo e de realizar a cobrança, caso seja devolvido.
Fonte:
Ministério da Justiça
14/10/2011 18:19
Artigos Relacionados
Banco Central altera regras para devolução de cheques
Lojistas pedem que Banco Central reveja regras para devolução de cheques
Campanha orienta motoboys sobre novas regras
Anvisa orienta consumidores sobre tipos de chás para consumo
Consumidor: Procon-SP orienta consumidores sobre a convocação da General Motors para recall d
Procon-SP orienta consumidores sobre compras de fim de ano