Anvisa proíbe venda de vacinas em farmácias e drogarias



A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a venda de qualquer vacina em farmácias e drogarias de todo o país, segundo resolução publicada nesta quinta-feira (15) no Diário Oficial da União. A Anvisa alerta que doses vendidas nesses estabelecimentos são provavelmente falsificadas ou de produção clandestina.

Na última sexta-feira (9), agentes da Anvisa e da Polícia Federal apreenderam vacinas falsificadas contra a influenza A (H1N1) – gripe suína – e o tétano, em duas farmácias de Minas Gerais.

A Anvisa esclarece que farmácias e drogarias só podem aplicar vacinas quando participarem de campanhas públicas de vacinação. Não é feita cobrança pela aplicação nesses casos. Denúncias podem ser feitas à vigilância sanitária mais próxima ou encaminhadas à Anvisa, pelo telefone 0800 642 9782.

A vacina contra a influenza A (H1N1) está sendo distribuída nos postos de saúde em todo o país. Os cidadãos de grupos não cobertos pela campanha pública de vacinação do Ministério da Saúde poderão receber a vacina somente em hospitais e clínicas privadas autorizadas pela vigilância sanitária.

Segundo a Anvisa, os laboratórios autorizados a vender a vacina no Brasil informaram que as doses já estão disponíveis para a rede particular.

Fonte:
Agência Brasil

 



29/07/2010 01:56


Artigos Relacionados


Proposta da Anvisa restringe comércio de produtos em farmácias e drogarias

AGU assegura direito da Anvisa de proibir venda de produtos de conveniência em drogarias

Anvisa denuncia venda de produtos irregulares em farmácias

Presidente da Anvisa denuncia venda de produtos irregulares em farmácias

Anvisa proíbe venda de lotes de suplemento proteico

Anvisa proíbe venda de quatro suplementos alimentares