Anvisa propõe que álcool gel seja obrigatório em clínicas e hospitais



A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) quer que hospitais e clínicas de todo Brasil tenham preparações alcoólicas nas formas gel, líquida, espuma, entre outras, para que profissionais de saúde possam higienizar as mãos. O assunto é tema de uma consulta pública da Agência que ficará aberta pelos próximos 60 dias.

Com a medida, a Anvisa espera aumentar a adesão dos profissionais de saúde ao procedimento de higienização das mãos. Segundo informações da Agência, apenas 40% dos médicos, enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, entre outros, fazem higiene das mãos.

De acordo com a proposta, preparação alcoólica para as mãos deve ser colocada nos pontos de assistência e tratamento, salas de triagem, pronto atendimento e unidades de urgência e emergência. Além disso, o produto deverá ser disponibilizado em ambulatórios, clínicas e consultórios de serviços de saúde, serviços de atendimento móvel e nos locais em que são realizados quaisquer procedimentos invasivos.

Os produtos devem ficar em lugar visível e de fácil acesso, à beira do leito do paciente, para que os profissionais de saúde não necessitem deixar o local de assistência de tratamento para higienizar as mãos. Segundo a chefe da Unidade de Investigação e Prevenção de Infecções e Eventos Adversos  da Anvisa, Janaína Sallas, apesar de algumas clínicas e hospitais já disponibilizarem o produto para higienização das mãos, o procedimento não é obrigatório. “Somente após a publicação da norma, haverá de fato a obrigatoriedade”, diz Janaína.

Caso a norma seja aprovada, os serviços de saúde terão 180 dias para se adaptarem às exigências da Anvisa. A instituição poderá optar por preparação alcoólica adquirida comercialmente, devidamente regularizada junto à Agência, ou produto manipulado em farmácias hospitalares e magistrais, de acordo com as exigências sanitárias vigentes.

As sugestões para consulta pública deverão ser encaminhadas por escrito para a sede da Anvisa, em Brasília, por fax: (61) 3462-4014 ou para o email: [email protected].


Fonte:
Anvisa

 



14/07/2010 01:56


Artigos Relacionados


Anvisa publica resolução que determina o uso de álcool gel nos hospitais

Projeto de Azeredo estabelece que air bag seja item obrigatório em carros novos

Reunião discute credenciamento de hospitais e clínicas de Santa Maria

Novas normas para humanização de Hospitais e Clínicas estão sob consulta

CAS analisa atendimento odontológico obrigatório a pacientes internados em hospitais

Projeto torna obrigatório avaliar e certificar a qualidade dos hospitais