Anvisa publica resolução que determina o uso de álcool gel nos hospitais



O Diário Oficial da União publica nesta terça-feira (26) a resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que torna obrigatório o uso de álcool (líquido ou gel) para higienização das mãos nas unidades de saúde de todo o País.

A medida é considerada pelo órgão a mais importante e de menor custo para a prevenção e o controle das infecções em ambientes hospitalares, principalmente pela superbactéria Klebsiella pneumoniae carbapenemase (KPC).

O produto também deverá ser colocado em salas onde haja atendimento de pacientes. O uso do álcool gel (70%) será obrigatório nos estabelecimentos públicos e particulares, que terão 60 dias, a partir desta terça-feira (26), para o cumprimento. O uso do produto, porém, não dispensa a lavagem das mãos.

A norma é recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com intuito de prevenir e controlar infecções em pacientes e profissionais que atuam em hospitais. A higienização com álcool será obrigatória também nas salas de triagem, de pronto-atendimento, nas unidades de urgência e emergência, em ambulatórios, nas unidades de internação, de terapia intensiva, em clínicas e consultórios. Vai valer também para os serviços de atendimento móvel e nos locais onde forem realizados quaisquer procedimentos invasivos.


Fonte:
Agência Brasil



26/10/2010 10:56


Artigos Relacionados


Anvisa propõe que álcool gel seja obrigatório em clínicas e hospitais

Anvisa publica resolução que proíbe uso de aditivos em cigarros

Anvisa publica resolução atualizada para registro e notificação de saneantes

Resolução determina Lei Seca no Estado no dia da eleição

Resolução determina Lei Seca no Estado no dia da eleição

Resolução determina Lei Seca no Estado no dia da eleição