Anvisa publica nesta semana normas para evitar casos da superbactéria KPC



Nos dias 26 e 27 de outubro, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) vai publicar no Diário Oficial da União (DOU) notas técnicas sobre o uso do álcool gel nos estabelecimentos de saúde e a venda de antibióticos nas drogarias. A informação foi anunciada nesta segunda-feira (25).

Na última sexta-feira (22), a Anvisa aprovou norma para estimular a higienização de profissionais de saúde e evitar novos casos da superbactéria Klebsiella pneumoniae carbapenemase (KPC) e outros micro-organismos resistentes a antibióticos. Pela norma, o uso do álcool gel será obrigatório em hospitais e clínicas públicas e particulares. O produto deverá ser colocado em salas onde há atendimento de pacientes. Os estabelecimentos terão 60 dias para cumprir a norma a partir da publicação no DOU.

Já a venda de antibióticos nas drogarias só será feita com retenção da receita, mesmo procedimento usado para medicamentos de tarja preta. Os estabelecimentos terão 30 dias para se adequar à norma.

Surgida em 2000, nos Estados Unidos, a superbactéria KPC é resistente a antibióticos e se tornou preocupação mundial. No Brasil, o micro-organismo já foi identificado tanto em hospitais públicos como privados, em vários estados.


Fonte:
Agência Brasil



25/10/2010 16:40


Artigos Relacionados


Anvisa anuncia medidas para conter superbactéria KPC

Anvisa discute com especialistas medidas contra superbactéria KPC

Anvisa analisa inibidores de apetite em reunião pública na próxima semana

Plenário pode deliberar nesta semana sobre fim do voto secreto em casos de cassação

Maranhão recebe vacinas para evitar aumento no número de casos de meningite

Anvisa atualiza normas para transporte de restos mortais no País