Anvisa anuncia medidas para conter superbactéria KPC



A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deve publicar na quarta-feira (27), no Diário Oficial da União, duas notas técnicas com medidas para conter a infecção de pacientes hospitales pela superbactéria Klebsiella Pneumoniae Carbapenemase (KPC). A informação foi divulgada pelo gerente-geral de Tecnologia dos Serviços de Saúde da Anvisa, Éder Murari Borba, nesta segunda-feira (25), em entrevista à TV Câmara. 

A primeira nota tem como objetivo evitar o uso irracional de antibióticos. A segunda vai reforçar o processo de higienização dentro de hospitais e clinicas, como limpeza das mão com álcool-gel, explicou Éder Murari Borba. 

As duas novas normas vão exigir que, dentro de até 60 dias a partir de sua publicação, as instituições de saúde – públicas e privadas – coloquem a solução alcoólica (70%) em gel à disposição de pacientes, médicos, funcionário, profissionais de saúde e visitantes destes locais, para que possam fazer a higienização das mãos. 

Para a obrigatoriedade da retenção de receitas de antibióticos pelas farmácias, o prazo é de 30 dias. 

Borba explicou que a KPC é endêmica em vários países do mundo e não há como prever quando é que a superbactéria vai surgir em determinado país.  "Nós temos essa bactéria infectando quase todas as cidades da Argentina, Estados Unidos e, no Brasil, temos casos sendo relatados desde 2005", afirmou. 
O representante da Anvisa esclareceu ainda que é quase impossível prevenir a ocorrência de um surto. O que é preciso, segundo ele, é detectar a bactéria no início – "e isso é o que foi feito no DF. Ela está sendo controlada com medidas de higienização dos hospitais e isolamento dos pacientes”, afirmou.

 

Fonte:
Portal Brasil



25/10/2010 20:56


Artigos Relacionados


Anvisa discute com especialistas medidas contra superbactéria KPC

Anvisa publica nesta semana normas para evitar casos da superbactéria KPC

Governo toma medidas para conter queda do dólar

Senadores analisam medidas para conter violência nas escolas

Temporão apresentará, dia 12, medidas para conter gripe suína

VALMIR PEDE MEDIDAS PARA CONTER "ABUSO" DOS CARTÕES