Anvisa suspende um medicamentos estrangeiro e dois nacionais irregulares
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou, nesta segunda-feira (9), três medidas suspensivas no Diário Oficial da União. Uma das medidas estabelece a suspensão da importação do medicamento Onicit, produzido nos Estados Unidos. Outras duas empresas brasileiras também tiveram que suspender a atividade de suas fábricas. As medidas valem para todo o País.
A importação do produto Onicit foi suspensa após inspeção da Anvisa realizada em abril. Na ação foram encontradas irregularidades na fábrica da empresa OSO Biopharmaceuticals Manufacturing, nos Estados Unidos. No Brasil, o produto é importado pela Schreing-Plough, com sede em São Paulo.
Já o laboratório Pharmascience, em Minas Gerais, teve que suspender a distribuição, comércio e uso do lote 0634/09 do medicamento Valeriana Officinalis. Segundo análise da agência, o produto apresentou resultado insatisfatório nos testes de aspecto e cor.
A determinação de suspensão da Anvisa também atinge os produtos de outra empresa de Minas Gerais, a Verde Vida Ervas, por não possuírem registro na agência. Além disso, o medicamento Dorfim estava sendo vendido ilegalmente em Santa Catarina. A empresa deve suspender a fabricação, distribuição, comércio e uso dos medicamentos.
A suspensão de um ou de todos os lotes de determinado produto é definitiva e tem validade imediata, após a divulgação da medida no Diário Oficial. Mas o recolhimento, isto é, a retirada do mercado é de responsabilidade do fabricante.
Segundo a Anvisa, o usuário que já tiver adquirido algum produto dos lotes suspensos (o número do lote é impresso na embalagem) deve interromper o uso. No caso de tratamentos que não podem ser interrompidos, o usuário deve procurar o médico para receber orientações
Fonte:
Anvisa
11/08/2010 20:00
Artigos Relacionados
Anvisa suspende a venda de alguns medicamentos irregulares
Anvisa suspende e interdita lotes de seis medicamentos irregulares
Anvisa suspende venda e uso de lotes de produtos e medicamentos irregulares
Agência suspende cinco produtos e medicamentos irregulares
Anvisa suspende propagandas irregulares de produtos hospitalares
Anvisa suspende comercialização de três alimentos irregulares