Apae realiza manifestação em frente ao Congresso



A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) fez uma manifestação, na manhã desta quarta-feira (14), em frente ao Congresso Nacional, pela manutenção do texto referente à meta 4 do Plano Nacional de Educação (PNE) aprovado pelos deputados. O texto integra o projeto de lei Câmara 103/2012 e se encontra no Senado aguardando deliberação da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

De acordo com os manifestantes, substitutivo do senador José Pimentel (PT-CE), aprovado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), congela o repasse de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), a partir de 2016, a instituições especiais de ensino. Dessa forma, inviabilizará o atendimento das APAEs.

Segundo os manifestantes, o Ministério da Educação deseja que as unidades da APAE funcionem apenas como centros de atendimento especializado, obrigando os jovens ali atendidos a serem matriculados nas escolas regulares que, na avaliação deles, não estão habilitadas a prestar esse atendimento.

Pais, professores, profissionais da área e jovens atendidos pelas APAEs participaram da manifestação, alegando que as crianças e adolescentes atendidos pela associação requerem cuidado especial e atendimento diferente do oferecido pela rede pública de ensino. “Manutenção das escolas especiais no PNE” e “A gente quer a continuação das Apaes”  eram frases de algumas faixas.



14/08/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Movimento Brasil Sem Aborto realiza manifestação em frente ao Congresso

Paim participa de manifestação em frente ao Congresso

PARGA CRITICA MANIFESTAÇÃO EM FRENTE AO CONGRESSO

Adeptos do Santo Daime fazem manifestação em frente ao Congresso

BENEDITA APONTA VIOLÊNCIA DA POLÍCIA NA MANIFESTAÇÃO EM FRENTE AO CONGRESSO

Vídeo | Em dia de jogo do Brasil, manifestação tem bolas de futebol em frente ao Congresso