PARGA CRITICA MANIFESTAÇÃO EM FRENTE AO CONGRESSO
Ao lamentar os incidentes em frente ao Congresso Nacional na semana passada, o senador Bello Parga (PFL-MA) criticou os manifestantes que promoveram atos de "vandalismo". Para ele, o "tumulto" foi gerado por causa das provocações, fúria e baderna.
Editorial publicado em O Globo, no dia 22 de maio, foi considerado por Parga como o retrato do pensamento da maioria dos brasileiros diante do episódio. Ao pedir que o texto ficasse registrado nos Anais do Senado, ele disse que esta mesma opinião foi repetida na maioria dos jornais do país.
Na visão do senador maranhense, mais do que trazer problemas para o governo Fernando Henrique Cardoso e a sua candidatura à reeleição, a manifestação também teve como objetivo desestabilizar as instituições democráticas. "Presenciamos a vanguarda da desordem e o rito raivoso da revolta", comentou.
Por outro lado, Parga elogiou entrevista concedida a O Globo pelo governador do Distrito Federal, Cristovam Buarque, ao dizer que não era governador do PT, mas do Distrito Federal. "Estas palavras foram muito bem recebidas pelo setor pensante brasileiro", testemunhou o senador.
Parga também destacou a opinião de Cristovam de que, apesar de concordar e querer mobilizações para que se mude a política econômica do governo, ele quer que tudo seja feito dentro da ordem. "Se perder o controle das manifestações, o povo inteiro vai querer a volta dos militares", emendou o governador na matéria publicada em O Globo.
29/05/1998
Agência Senado
Artigos Relacionados
Paim participa de manifestação em frente ao Congresso
Apae realiza manifestação em frente ao Congresso
Movimento Brasil Sem Aborto realiza manifestação em frente ao Congresso
Adeptos do Santo Daime fazem manifestação em frente ao Congresso
BENEDITA APONTA VIOLÊNCIA DA POLÍCIA NA MANIFESTAÇÃO EM FRENTE AO CONGRESSO
Vídeo | Em dia de jogo do Brasil, manifestação tem bolas de futebol em frente ao Congresso