Apenas 25% do orçamento da saúde foram usados em 2008, lamenta psiquiatra



A professora de psiquiatria da Universidade de Brasília (UnB) Maria Alice Toledo, que participa agora de audiência sobre a assistência à saúde do idoso, disse que um dos maiores problemas da área é o não direcionamento de recursos para a saúde, como um todo. Ela lembrou que, do total de R$ 20 milhões orçados para o setor em 2008, foram utilizados apenas R$ 6 milhões.

Maria Alice frisou que, nesse contexto, a situação do idoso fica ainda mais frágil, pois ser a parcela da população que mais precisa de atenção na área de saúde. Ela reconheceu, a exemplo de outros especialistas que falam aos senadores das Comissões de Assuntos Sociais (CAS) e de Direitos Humanos (CDH), que o envelhecimento da população no Brasil e no mundo é um dos grandes desafios dos setores de economia e de saúde.

Segundo a especialista, as projeções indicam que o Brasil terá, até 2025, cerca de 32 milhões de idosos (contra 23 milhões atuais). Ela também destacou a gravidade da doença de Alzheimer, que atinge especialmente os mais velhos, e as deficiências do sistema público de saúde, agravando as dificuldades de assistência aos idosos.

Mais informações a seguir



26/05/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Orçamento destinado a saúde de idosos é "chocante", diz psiquiatra

Recursos do combate ao trabalho infantil foram usados para o Bolsa-Família

Contador diz que seus dados pessoais foram usados à revelia por esquema de Cachoeira

CMO aprova relatórios de emendas apresentadas ao Orçamento de 2008 e ao Plano Plurianual 2008-2011

Saúde mental precisa receber mais atenção do governo, diz psiquiatra de Brasília

Apenas 1,74% dos cheques foram devolvidos em julho, diz Serasa