Apex assina convênio com associação calçadista e consolida participação brasileira no mercado internacional



A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) assinaram nesta terça-feira (7) novo convênio como parte do Programa Footwear Components By Brasil.

O objetivo do programa é ampliar e consolidar a participação brasileira dos componentes para o setor coureiro-calçadista nos mercados-alvo (México, Guatemala, Peru, Colômbia, Argentina, Itália, Índia e China), por meio da incorporação de atributos específicos aos produtos, como design, tecnologia e sustentabilidade.

Seu público-alvo são empresas de componentes com potencial exportador ou que se encontram em fase inicial de internacionalização. Atualmente, 298 empresas participam do programa. A previsão é que sejam destinados pelo convênio R$ 12,4 milhões para a realização de ações de promoção comercial, de imagem, de desenvolvimento de produto e de estruturação e gestão.  

De acordo com o presidente da Assintecal, Oséias Schroeder, o novo convênio vai beneficiar centenas de empresas e gerar milhares de empregos. “Este apoio vai muito além do aspecto financeiro e dos recursos destinados aos exportadores brasileiros. O nível de exigência dos projetos faz com que nos profissionalizemos cada vez mais. Durante os últimos convênios expandimos nossas fronteiras para novos países, criamos plataformas comerciais, reunimos diferentes empresas em consórcios para aumentar sua competitividade e participamos ativamente do calendário internacional de nosso setor”.

A parceria da Apex com a Assintecal está incrementando a competitividade internacional das empresas de componentes do setor coureiro-calçadista, com apoio às diversas ações que visam à incorporação de atributos específicos nos produtos brasileiros (como design, tecnologia e sustentabilidade), informa a gestora do programa, Deborah Rossoni.

Sustentabilidade também é um importante atributo para o setor. “O tema abrange as ações de forma verticalizada, sendo o principal diferencial competitivo a ser incorporado em todas as empresas participantes do Projeto”, explica.  “Esse trabalho já foi iniciado por meio de parcerias com o MIT e com a Universidade de Boston. Agora, as ações terão mais o cunho de promoção comercial no exterior, com ênfase em promoção de imagem“.

 

Fonte:
Apex-Brasil



07/02/2012 19:53


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