Apex-Brasil investe R$ 3 milhões para estimular exportação de carne nacional
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec) assinaram nesse sábado (27), durante a 34ª edição da Expointer, em Esteio (RS), um Termo Aditivo do Projeto Setorial Integrado de Promoção das Exportações de Carne Bovina (Brazilian Beef) no valor de R$ 3 milhões. Os recursos serão utilizados no lançamento do Projeto Pecuária do Brasil, plano de comunicação e gestão de imagem que vai construir uma nova narrativa para o setor, apresentando as melhores práticas e histórias de sucesso da pecuária e da indústria da carne bovina brasileira.
Nos próximos dois anos, a Apex-Brasil e a Abiec devem investir outros R$ 4,9 milhões para ampliar as ações do projeto. O objetivo do Brazilian Beef, renovado ano passado durante a Expointer 2010, é fortalecer a imagem da carne bovina brasileira, melhorando a percepção de sua qualidade nos países importadores e ampliando, a participação do País no mercado mundial de carnes. Na Arábia Saudita, Rússia e Venezuela, será realizado um trabalho de consolidação de imagem. Na Bélgica, o trabalho será de fortalecimento de imagem. No Chile e na China, o projeto deve focar as ações de promoção comercial. Já nos Estados Unidos, as ações devem estimular a abertura do mercado para a carne in natura, uma vez que o país já é um grande importador de carne processada.
“Queremos mostrar ao mundo todo o conhecimento e tecnologia que temos por trás dos nossos cortes de carnes, bem como uma série de atributos que agregam valor para o consumidor”, disse o presidente da Apex-Brasil, Mauricio Borges. A solenidade de assinatura do termo também contou com a presença do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), Fernando Pimentel; do presidente da Abiec, Antonio Jorge Camardelli; e do presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, Heitor José Müller.
O ministro Pimentel destacou a importância da assinatura do acordo durante a Expointer: “um evento como este mostra a pujança do agronegócio brasileiro. Sou testemunha do esforço que vem sendo feito pelas entidades e pelos órgãos de governo para promover os produtos brasileiros no exterior”. Jorge Camardelli ressaltou a ampliação de mercados conquistada desde o início da parceria entre Abiec e Apex-Brasil. “Exportávamos carne para 62 países em 2001. Hoje já vendemos carne para 150 mercados diferentes”, disse.
A Apex-Brasil já realizou outros quatro projetos com a Abiec. Desde 2001, foram investidos R$ 20,3 milhões pelas duas entidades, que permitiram um salto nas exportações das empresas participantes do convênio, passando de US$ 1,5 bilhão em 2001 para US$ 5,2 bilhões em 2008.
Fonte:
Apex-Brasil
29/08/2011 20:16
Artigos Relacionados
Apex-Brasil renova convênios para exportação de carne e genética bovina
Apex assina convênio para estimular exportação de produtos sustentáveis brasileiros
Programa investe R$ 16 milhões para estimular atividade física
Brasil negocia exportação de carne para Malásia
Brasil investe R$ 51, 7 milhões no primeiro sistema nacional para pesquisa em biodiversidade
Inpi e Apex-Brasil vão estimular registro de patentes e marcas no exterior