Aplicação da Lei dos Portos será debatida na CMA



VEJA MAIS

A Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) decidiu nesta terça-feira (15) realizar audiência pública - em data a ser marcada - para discutir a aplicação da Lei dos Portos (Lei 12.815/2013) e as condições propostas pelo governo federal para a realização das concessões. O senador Blairo Maggi (PR-MT), autor do requerimento, sugeriu que sejam convidados Antônio Henrique Pinheiro Silveira, ministro-chefe da Secretária Especial de Portos, e os representantes dos portos de Santos, Renato Ferreira Barco; de Paranaguá, Luiz Henrique Dividino; e de Belém, o diretor-presidente da Companhia de Docas do Pará, Carlos José Feliciano da Silva.

Na última reunião da CMA, Blairo Maggi disse que a implantação da lei não vem ocorrendo dentro do esperado. Ele lembrou que o Brasil em breve terá novo recorde de produção de grãos, com a colheita de cerca de 200 milhões de toneladas, e alertou que a comercialização dos produtos ainda esbarra na falta de infraestrutura.

– Há falta de sensibilidade do governo sobre a urgência de se adotar medidas efetivas e eficazes para promover condições logísticas para o escoamento dessa riqueza – frisou.

Seminário

Também foi aprovado requerimento da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) propondo a participação da CMA em seminário sobre os efeitos da mudança do clima para o semiárido. Será realizado em conjunto com as Comissões Mista de Mudanças Climáticas (CMMC), Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados.

Especialistas serão convidados a analisar impactos do aquecimento global e soluções para reduzir os efeitos da desertificação e da seca na região. Devem participar do evento representante da organização Cenários Climáticos para o Semiárido; da Fundação Cearense de Meteorologia; do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais; da Agência Nacional de Águas; do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos; do Banco do Nordeste do Brasil e da Embrapa Semiárido, entre outros convidados.

Adiado

Foi adiada a votação, por pedido de vista coletiva, do Projeto de Lei do Senado (PLS) 681/2011, que determina limites específicos para a pulverização aérea de agrotóxicos.



15/10/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Vídeo | Pimentel diz que MP dos Portos será debatida com todos os setores envolvidos

Lei Kandir será debatida na CAE

Lei da Filantropia será debatida pela CAS

Regulamentação da Ioga será debatida na CAS

Lei de saneamento será debatida em audiência pública

PEC do Conselho Nacional de Justiça será debatida no dia 28