Lei Kandir será debatida na CAE



A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) realiza na terça-feira (30) audiência pública destinada a discutir a Lei Kandir, que desobrigou de pagamento do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) as exportações de produtos industrializados, semi-elaborados e primários.Os chamados estados exportadores alegam perda de receita com a Lei Kandir, que entrou em vigor em setembro de 1996.

Foram convidados para a audiência pública os governadores de São Paulo, Cláudio Lembo; Minas Gerais, Aécio Neves; Espírito Santo, Paulo Hartung; Rio Grande do Sul, Germano Rigotto; e Pará, Simão Jatene. Também deverão tomar parte dos debates o secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Júlio de Almeida, e o presidente interino do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), Bernardo Appy.

A CAE, presidida pelo senador Luiz Otávio (PMDB-PA), também deve votar na reunião de terça-feira a recondução, por mais um ano, de Elizabeth Maria Mercier Farina para a presidência do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), do Ministério da Justiça. O colegiado também deve votar mensagens que reconduzem três conselheiros ao Cade. São eles: Luis Fernando Rigato Vasconcellos, Luiz Carlos Thadeu Delorme Prado e Ricardo Villas Bôas Cueva. Se aprovadas, as indicações serão submetidas ao Plenário do Senado.

Antes da audiência pública e das votações para o Cade, a CAE realiza reunião ordinária destinada a analisar uma série de proposições, entre elas a mensagem presidencial que autoriza o estado do Pará a realizar operação de crédito externo no valor de US$ 42,6 milhões a ser aplicado na melhoria das rodovias estaduais.

Consta da pauta ainda a apreciação, em decisão não terminativa, do projeto de autoria da senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), de número 99/06, que isenta as cooperativas de crédito e de consumo do pagamento da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins).

26/05/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Flexa Ribeiro diz que orçamento só será votado com solução para perdas da Lei Kandir

Lei da Filantropia será debatida pela CAS

Aplicação da Lei dos Portos será debatida na CMA

Regulamentação da Ioga será debatida na CAS

Lei de saneamento será debatida em audiência pública

PEC do Conselho Nacional de Justiça será debatida no dia 28