PEC do Conselho Nacional de Justiça será debatida no dia 28
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado vai realizar, após o Carnaval, uma audiência pública para debater a proposta de emenda à Constituição (PEC 97/11), que torna mais claras as competências do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A audiência foi marcada para as 14 h do dia 28 de fevereiro e deve ter a participação da corregedora-geral do órgão, ministra Eliana Calmon.
O pedido foi feito pelo autor da PEC, senador Demóstenes Torres (DEM-GO), durante reunião da CCJ na manhã desta quarta-feira (8). O presidente do colegiado, senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) acatou a solicitação e informou que os convites aos debatedores seriam expedidos.
A proposta, que tem o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) como relator, insere na Constituição poderes para que o CNJ processe juízes, desembargadores e até ministros de tribunais superiores envolvidos em irregularidades. Ainda pela PEC, o CNJ poderá atuar de ofício ou mediante provocação de qualquer pessoa e poderá impor penas como remoção, advertência, censura, disponibilidade e aposentadoria com proventos proporcionais.
Em 1º de fevereiro, julgar ação direta de inconstitucionalidade que questionava os limites de atuação e a competência do órgão, o Supremo Tribunal Federal (STF) manifestou-se a favor da manutenção da competência do CNJ, prevista em resolução do órgão, para iniciar investigação contra juízes, sem necessidade de apuração prévia das corregedorias dos tribunais a que pertença ou esteja subordinado o magistrado.
Mais informações a seguir
08/02/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Indicação de Marcelo Rossi Nobre para o Conselho Nacional de Justiça será analisada na CCJ
Senado aprova PEC que determina que presidente do STF será membro natural do Conselho Nacional de Justiça
Violência contra profissionais de imprensa será debatida no Conselho de Comunicação Social
Política nacional de integração lavoura-pecuária será debatida em audiência pública
Áudio | Política Nacional de Abastecimento será debatida na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária
Política Nacional de Resíduos Sólidos será debatida em reunião conjunta de comissões na quarta-feira