Aplicativo WhatsApp agiliza atendimento pré-hospitalar de pacientes em SP



Médicos e enfermeiros são avisados simultaneamente, economizando tempo e acelerando o processo de mobilização

Agora, médicos e enfermeiros do Grau (Grupo de Resgate e Atendimento às Urgências) são acionados via WhatsApp, aplicativo de mensagens de texto via internet. A iniciativa visa reduzir o tempo utilizado na habitual chamada telefônica dos profissionais, acelerando a chegada deles no local da ocorrência.

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Com o aplicativo, médicos e enfermeiros são avisados simultaneamente, economizando tempo e acelerando o processo de mobilização dos profissionais para o atendimento de urgência nas ruas de São Paulo. Além disso, um único "ok" de cada membro permite que o chefe de plantão saiba imediatamente quem está disponível. 

Foram criados três grupos diferentes: um para chamada e recrutamento dos profissionais disponíveis, outro pelo qual os médicos e enfermeiros podem conversar para trocar informações sobre a ocorrência sem congestionar ou tirar o foco do aviso e um terceiro para desmobilização da equipe. 

Referência
O Grau é referência em resgate médico e atendimento a desastres. A "tropa de elite" da Secretaria esteve presente em tragédias históricas, como a explosão do Osasco Plaza Shopping (1996), queda do teto da Igreja Renascer, quedas das aeronaves da TAM (1996), Gol (2006) e a dos Mamonas Assassinas (1996), além das enchentes que atingiram Santa Catarina (2008), São Luiz do Paraitinga, no interior paulista (2010) e Alagoas (2010). O acionamento do Grau é feito pelo telefone 193, Central de Operações do Corpo de Bombeiros (Cobom).

Do SP Saúde e do Portal do Governo do Estado



12/17/2013


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