APOSENTADO PODERÁ SACAR FGTS DE NOVO EMPREGO



O plenário do Senado aprovou hoje (dia 7) projeto de lei que autoriza os aposentados que retornam ao trabalho movimentarem seu Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) caso deixem o novo emprego. Atualmente, aposentado que volta a trabalhar numa empresa só pode sacar o FGTS em poucos casos, como demissão ou uso do dinheiro para quitar imóvel comprado pelo SFH.

- A medida corrige uma injustiça contra os aposentados, os quais voltam ao mercado de trabalho geralmente para complementar sua renda - afirmou a senadora Emília Fernandes (PDT-RS), relatora do projeto na Comissão de Assuntos Sociais.

A proposta, oriunda da Câmara dos Deputados, recebeu apenas uma emenda de redação. O texto final ainda será submetido aos senadores e, a seguir, será encaminhado ao presidente da República, para sanção ou veto.

O projeto acrescenta um item na lei que trata do FGTS, para permitir a movimentação do FGTS desses aposentados. A legislação prevê que o fundo poderá ser sacado em dez situações, mas omite a situação de aposentado que volta a trabalhar. A única referência é para liberar o FGTS quando o trabalhador pede sua aposentadoria.



07/10/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aposentado que voltar a trabalhar poderá sacar FGTS

Trabalhador com mais de 65 anos poderá sacar FGTS

Trabalhador poderá sacar FGTS para comprar lote

Trabalhador poderá sacar FGTS para comprar lote

Pai poderá sacar FGTS para ajudar filho a comprar imóvel

Proposta determina que trabalhador com mais de 65 anos poderá sacar FGTS