Trabalhador poderá sacar FGTS para comprar lote



A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) vota nesta quarta-feira (19) substitutivo do senador Mauro Miranda (PMDB-GO) a projeto do deputado Geraldo Magela (PT-DF) que faculta ao trabalhador sacar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para pagamento do valor de aquisição de lote popular de uso residencial em loteamento urbano, devidamente aprovado pelo poder público. A reunião está marcada para as 9h.

Presidida pelo senador Romeu Tuma (PFL-SP), a CAS analisa também substitutivo da senadora Marluce Pinto (PMDB-RR) a projeto do senador Carlos Wilson (PTB-PE) que obriga ambulatórios e hospitais gerais, públicos e privados, a prestarem atendimento especializado em geriatria a todos os pacientes com idade superior a 65 anos.

Deverá ser examinado, na mesma reunião, projeto de lei da Câmara que obriga os hospitais públicos e as clínicas conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) a fornecerem atendimento preferencial a idosos, gestantes, portadores de deficiência física e crianças de primeira idade para marcação de consultas e exames complementares. O senador Ademir Andrade (PSB-PA) elaborou substitutivo ao projeto original, determinando que as unidades do SUS e as clínicas conveniadas destinem locais exclusivos para marcação de consultas e exames para aqueles beneficiários. O substitutivo também estende o benefício às pessoas acompanhadas por crianças de colo.

Consta ainda da pauta projeto do senador Renan Calheiros (PMDB-AL) que permite ao empregado faltar ao serviço por até 15 dias no caso de desaparecimento de cônjuge, pais, filhos, irmão ou pessoa que, comprovadamente, viva sob a sua dependência econômica. O relator, senador Moreira Mendes (PFL-RO), é favorável à aprovação da proposta.

Também integram a pauta da CAS projeto que regulamenta a profissão de artista circense, de autoria do senador Roberto Requião (PMDB-PR); projeto que cria e regulamenta a profissão de astrólogo, apresentado pelo senador Artur da Távola (PSDB-RJ), e projeto que cria os Conselhos Federal e Regionais de Sociólogos, do deputado Aldo Rebelo (PcdoB-SP).



18/06/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Trabalhador poderá sacar FGTS para comprar lote

Pai poderá sacar FGTS para ajudar filho a comprar imóvel

Trabalhador com mais de 65 anos poderá sacar FGTS

Trabalhador poderá usar FGTS para comprar imóvel rural

Proposta determina que trabalhador com mais de 65 anos poderá sacar FGTS

Projeto reduz para 65 anos idade para trabalhador sacar FGTS