Aposentados com mais de 65 anos podem ficar isentos do pagamento de tributos
Segundo o senador, a proposição pretende contribuir para atenuar os problemas sociais brasileiros, beneficiando diretamente milhões de pessoas que estão naquela faixa de idade. "Entendemos que as pessoas beneficiadas com a aprovação deste projeto já contribuíram, ao longo de suas vidas profissionais, para o desenvolvimento nacional, tanto através da labuta diária como pelo pagamento dos diversos impostos, taxas e contribuições", afirma, na justificação da proposta.
Os aposentados, observa Carlos Wilson, ficam dispensados do trabalho diário mas continuam com o ônus dos tributos, que sacrificam seus rendimentos. O senador alega ainda que a Constituição estabelece como princípios básicos do sistema tributário nacional a capacidade econômica do contribuinte e a redução das desigualdades sociais na atividade econômica do país.
Uma análise recente dos indicadores sociais brasileiros, argumenta o senador, mostra que os dados estão piores do que no final dos anos 70. Em 1977, segundo informação do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), existiam 17,43 milhões de brasileiros vivendo abaixo da linha de indigência. Em 1999, disse o senador, baseado na pesquisa, esse número subiu para 22,3 milhões. "Sabemos que esses números estarrecedores foram ainda piores no final da década de 80, mas é inadmissível que um país com tanta riqueza como o Brasil não consiga proporcionar as mínimas condições de vida com dignidade a sua população", disse.
26/11/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Aposentados e pensionistas com 60 anos poderão ficar isentos de Imposto de Renda
Veículos elétricos ou híbridos podem ficar isentos de impostos por dez anos
Aposentados poderão ficar isentos de taxas bancárias
Aposentados que voltarem à atividade poderão ficar isentos da contribuição previdenciária
Carros elétricos podem ficar isentos de IPI
Férias e 13º salário podem ficar isentos de tributação