Aposentados e pensionistas recebem homenagem do Senado
Parlamentares, autoridades, aposentados e pensionistas lotaram o Plenário do Senado, nesta terça-feira (26), para prestigiar a sessão especial em homenagem ao Dia Nacional do Aposentado. A tônica dos discursos foi a luta em busca dos direitos da categoria, principalmente pela recuperação das perdas salariais e pela aprovação de projeto de lei (PLS 58/03) do senador Paulo Paim (PT-RS) que recupera o poder de compra dos aposentados.
VEJA MAIS
O evento foi aberto com a presença de Paim, autor do requerimento para a realização da sessão; do presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho; do ministro da Previdência e Assistência Social, Luiz Marinho; do presidente da Confederação Brasileira dos Aposentados e Pensionistas, Benedito Marcílio; do representante dos aposentados do Senado, Nísio Tostes, e do presidente do Movimento dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas, Edson Guilherme Haubert.
A solenidade começou com a execução do Hino Nacional e da música " Meu Velho", cantada originalmente por Altemar Dutra. Ambas foram interpretadas por Sônia de Menezes, com acompanhamento do maestro Paulo Hahom.
Durante a homenagem, representantes dos aposentados entregaram rosas aos senadores, procurando sensibilizá-los a apoiar e aprovar todos os projetos que tragam benefícios à categoria. Outras canções foram apresentadas por Sônia de Menezes e Paulo Hahom durante a sessão, como " É isso aí", versão do original " The Blowers daughter", de Damien Rice, interpretada por Ana Carolina -, e " As rosas não falam", de Cartola.
Ao encerrar a solenidade, Paim foi ao gabinete do presidente do Senado, acompanhado de representantes dos aposentados, solicitar a inclusão das matérias de interesse da categoria na pauta de votações do Plenário.
Além de Garibaldi, Paim e do ministro Luiz Marinho, também discursaram em homenagem a aposentados e pensionistas os senadores Alvaro Dias (PSDB-PR), Efraim Morais (DEM-PB), Flexa Ribeiro (PSDB-PA), Rosalba Ciarlini (DEM-RN), Mário Couto (PSDB-PA), Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC), José Nery (PSOL-PA), Serys Slhessarenko (PT-MT), Magno Malta (PR-ES), Valter Pereira (PMDB-MS), Papaléo Paes (PSDB-AP), Mão Santa (PMDB-PI), Leomar Quintanilha (PMDB-TO), Lúcia Vânia (PSDB-GO), Flávio Arns (PT-PR) e Antônio Carlos Valadares (PSB-SE).
Valéria Castanho / Agência Senado