Senado decidirá se aposentados e pensionistas contribuirão com R$ 2 para entidades representativas



Entre os projetos que aguardam deliberação do Plenário a partir de fevereiro, encontra-se iniciativa determinando que aposentados e pensionistas paguem contribuição anual mínima de R$ 2 para financiar entidades que defendem seus interesses. O projeto assegura ao aposentado ou pensionista o direito de se opor ao pagamento dessa contribuição. Isso acontecendo, o órgão recolhedor será notificado a não mais exigi-la.

Sugerido pela Confederação Brasileira dos Aposentados e Pensionistas (Cobap), se aprovado pelo Plenário, o PLS 672/2011 ainda será remetido ao exame da Câmara dos Deputados. Caso seja aprovada e entre em vigor, essa contribuição será atualizada anualmente de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que é calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ou outro índice que vier a substituí-lo.

O Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) será o órgão responsável pelo desconto da contribuição, no mês de dezembro de cada ano, e também por sua destinação às entidades confederadas. O projeto determina ainda que a arrecadação para essas entidades ocorra sem custos administrativos, a fim de não onerá-las.

Ao sugerir o projeto, a Cobap argumentou que, após a aposentadoria, as associações e entidades de aposentados e pensionistas defendem os interesses individuais e coletivos desses brasileiros, proporcionando-lhes maior dignidade.



11/01/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aposentados e pensionistas poderão contribuir para entidades de defesa de seus direitos

Comissão da Lei de Licitações ouve sugestões de entidades representativas nesta segunda

Senado homenageia aposentados e pensionistas

Aposentados e pensionistas recebem homenagem do Senado

Senado homenageia aposentados e pensionistas na próxima segunda

Senado confirma reajuste de 5,01% nos benefícios de aposentados e pensionistas que ganham acima do mínimo