Appio anuncia manifestações no dia do motorista e uma campanha contra a carona



O deputado Francisco Appio (PPB), coordenador da Subcomissão dos Caminhoneiros Desaparecidos, foi um dos entrevistado de hoje (23) do programa Assembléia Repórter, da TV Assembléia. Appio falou sobre as manifestações que ocorrerão no dia 25 de julho, o Dia do Motorista. Conforme o deputado, em todo o estado serão realizados protestos pacíficos - sem o fechamento de rodovias - contra massacres de caminhoneiros e taxistas gaúchos.

Durante todo o dia, serão oferecidos exames de saúde gratuitos aos motoristas em alguns postos de pedágios. Ao mesmo tempo, a organização do movimento reivindicará a reabertura da Delegacia dos Desaparecidos, o fortalecimento da Delegacia de Roubo de Carga, a caracterização do seqüestro do caminhoneiro como crime hediondo e pedirá maior fiscalização nos pagamentos dos vale-pedágios, que deve ser responsabilidade do embarcador e não do motorista.

Appio anunciou ainda que será firmada uma grande campanha contra a carona. Já constatou-se que 70% dos assaltos é por falha humana. Dos cinco caminhoneiros gaúchos assassinados só neste ano, três deram carona. "O motorista tem que se convencer que colocando alguém na cabine do caminhão, estará assinando um atestado de óbito", alertou Appio.

A mobilização tem o apoio da Federação dos Caminhoneiros Autônomos do Rio Grande do Sul (FECAM), Federação dos Taxistas e Transportadores Autônomos de Passageiros e Cargas (FECAVERGS) e Associações de Motoristas.


07/23/2002


Artigos Relacionados


Ministro da Justiça anuncia ações contra a violência em manifestações

Appio lamenta assassinato de mais um motorista gaúcho

Zambiasi anuncia campanha contra consumo de crack no RS e em SC

Serys anuncia campanha pelo fim da violência contra a mulher

Vídeo | Vanessa anuncia campanha contra exclusividade do nome Amazon

Appio anuncia CPI das Ocupações