Aprendizado é 68% maior entre alunos com professores mais qualificados



Alunos que estudam com um professor que está entre os 20% melhores, durante um ano, podem aprender 68% a mais do que aqueles que frequentam aulas de docentes que estão entre os 20% piores. Esse é um dos resultados do estudo “Caminhos para Melhorar o Aprendizado”, fruto de uma parceria entre a Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE), o Instituto Ayrton Senna e o movimento Todos pela Educação.

A pesquisa, que visa subsidiar a elaboração de políticas públicas voltadas à promoção do aprendizado em escolas e sistemas educacionais brasileiros, foi apresentada pelo secretário de ações estratégicas da SAE, Ricardo Barros, ao ministro da Educação, Fernando Haddad.

O trabalho, que reúne estudos nacionais e internacionais, demonstra que a qualidade dos professores e o ambiente escolar influenciam diretamente na formação dos estudantes.

Em aulas com professores que possuem ao menos dois anos de experiência, por exemplo, o aprendizado tende ser 30% maior do que se a aula fosse ministrada por professores sem nenhuma experiência.

Além disso, estima-se que os alunos matriculados nas melhores escolas públicas aprendam durante um ano letivo duas vezes mais do que se estivessem matriculados nas piores escolas.


Tamanho das turmas

Também é possível perceber que há evidências científicas de que a redução do tamanho da turma tem impacto na proficiência dos alunos. Uma turma com 15 alunos tem um aprendizado 44% maior do que se estivesse em uma sala com 22 alunos.

A duração da aula é outra variável que influencia na absorção do conhecimento. O estudo mostra que aulas com mais de 50 minutos tornam-se pouco eficazes e, por isso, a ampliação da jornada diária deve ser feita por meio do aumento no número de aulas e não da duração daquelas já existentes.

Alunos que estudam em escolas com um número de dias efetivos de aula maior também demonstram um melhor índice de aprendizado.

Foram selecionados apenas os estudos que contavam com uma amostra de pelo menos duas mil pessoas ou 100 escolas e sistemas educacionais.


Fonte:
Secretaria de Assuntos Estratégicos



08/07/2011 14:54


Artigos Relacionados


Mais de 40% dos alunos concluem o 3º ano fundamental sem o aprendizado esperado em leitura

Professores serão qualificados para trabalho em escolas indígenas

Estado avaliará aprendizado de alunos em recuperação

Alunos do 5º ano têm baixo aprendizado em português e do 9º ano, em matemática, diz estudo

Mais de 225 mil professores se inscreveram no maior concurso da história de SP

Alunos surdos da rede pública recebem novo equipamento para facilitar o aprendizado