Professores serão qualificados para trabalho em escolas indígenas



Legislação brasileira estabelece que nas escolas indígenas o exercício da docência deve ser preferencialmente realizado por professores indígenas

 

Este ano, o Ministério da Educação vai lançar um edital de apoio à formação superior de professores que atuam em escolas indígenas de educação básica. O edital faz parte do Programa de Formação Superior e Licenciatura Indígena (Prolind) e é destinado às instituições públicas de educação superior.

Atualmente, o Brasil possui 2.819 escolas indígenas que atendem cerca de 195 mil estudantes, distribuídos da educação infantil até o ensino médio. Entretanto, ainda existe uma concentração de 54,4% das matrículas nos anos iniciais do ensino fundamental. 

A legislação brasileira estabelece que nas escolas indígenas o exercício da docência deve ser preferencialmente realizado por professores indígenas. Hoje, 96% das escolas indígenas têm em seus quadros a totalidade de professores indígenas. A maioria está localizada no Norte do País, principalmente na região amazônica. 

 

Escolas