Aprovada a instituição do Grupo Parlamentar Internacional do Café



O Plenário aprovou o projeto de resolução (PRS 55/03) que institui o Grupo Parlamentar Internacional do Café, que será integrado por senadores e deputados e funcionará como meio de cooperação interparlamentar do Brasil com países produtores de café.

Segundo o autor do projeto, senador Ramez Tebet (PMDB-MS), a criação do grupo visa principalmente proteger o setor cafeeiro nacional, incentivando e desenvolvendo relações entre os poderes legislativos de países exportadores do grão e organizações parlamentares internacionais congêneres.

De acordo com Tebet, a influência dos parlamentares nas relações internacionais vem se ampliando em razão da crescente participação de legisladores em organizações parlamentares de âmbito regional e internacional. Ele cita, a propósito, a União Interparlamentar e o Parlamento Latino-Americano como exemplos dessas organizações.

"Além disso, o Brasil é o maior exportador mundial de café, fato que confere ao seu setor cafeeiro posição de destaque em nossa agenda agrícola", acrescenta o senador na justificação da proposta, enfatizando a necessidade de o país buscar resultados mais positivos no mercado cafeeiro em razão da liderança que ostenta.



20/10/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovada criação do Grupo Parlamentar Brasil-Venezuela

Aprovada instituição do Dia Nacional do Caminhoneiro

Aprovada instituição do Dia Nacional do Farmacêutico

Aprovada instituição do Dia Nacional dos Agentes de Trânsito

APROVADA INSTITUIÇÃO DO PRÊMIO CRUZ E SOUSA

Aprovada a instituição do orçamento participativo no âmbito federal