Aprovada a Lei de cães-guia para cegos no RS



Os deficientes visuais gaúchos já contam com uma lei regulamentando o ingresso e a permanência de cães-guia nos locais públicos e privados. O projeto de lei reivindicado pela Federação dos Deficientes Visuais do Rio Grande do Sul foi aprovado pela unanimidade dos parlamentares (38 x 0) na sessão extraordinária da Assembléia Legislativa.

Conforme o autor da proposta, deputado Onyx Lorenzoni (PFL), a nova Lei vai assegurar aos cegos gaúchos maior liberdade de movimentação, uma vez que os cães-guia são os responsáveis em facilitar o acesso aos mais diferentes locais. O Rio Grande do Sul é o terceiro estado no país a adotar este tipo de regulamentação. Queremos garantir uma convivência respeitosa e harmoniosa entre os deficientes visuais, o cão-guia a e comunidade gaúcha”, observa.

As raças mais freqüentemente usadas no apoio aos deficientes visuais são a Labrador e a Golden Retriever, animais extremamente dóceis, selecionados para treinamento por suas habilidades, sensibilidade e afetividade, bem como, a sua fácil adaptação ao convívio social e contato permanente com multidões.





12/13/2001


Artigos Relacionados


Apoio de cães-guia para cegos será votado na quarta-feira

Instituto federal oferece curso para adestradores de cães-guia

Justiça: Secretaria acelera processo para regulamentar lei dos cães-guia

Secretaria de Direitos Humanos lança chamada pública para a construção de centros de cães-guia

Obras do Centro de Adestramento de Cães-Guia são iniciadas no Ceará

1° Centro de Treinamento de Cães-Guia do governo federal será instalado em SC