Apoio de cães-guia para cegos será votado na quarta-feira



Os deficientes visuais gaúchos poderão contar, em breve, com uma Lei regularizando o ingresso e a permanência de cães-guia em locais públicos e privados. O projeto de lei reivindicado pela Federação dos Deficientes Visuais do Rio Grande do Sul teve o pedido de urgência aceito e deverá ser votado pelo plenário do Legislativo gaúcho na próxima semana, provavelmente, na quarta-feira (12), segundo o autor da proposta, deputado Onyx Lorenzoni (PFL).

A nova Lei, se aprovada, assegurará aos cegos gaúchos a ampla liberdade de movimentação, uma vez que os cães-guia são os responsáveis em facilitar o acesso aos mais diferentes locais. Conforme Onyx, legislação semelhante já existe nos estados do Rio de Janeiro e Santa Catarina, e por desinformação, ausência de tradição e até hábitos culturais, muitas vezes, os deficientes visuais são submetidos a situações constrangedoras e humilhações, quando são impedidos de freqüentar os mais diferentes ambientes sociais.

As raças mais utilizadas são a Labrador e a Golden Retriever, por serem animais extremamente dóceis, selecionados para treinamento por suas habilidades, sensibilidade e afetividade, condições indispensáveis para o árduo treinamento e para desempenho de tão delicada e importante tarefa, bem como, a sua necessária adaptação ao convívio social devido ao permanente contato com multidões. Estes animais são preparados para dar conforto e atenção ao deficiente visual. “Queremos garantir uma convivência respeitosa e harmoniosa entre os deficientes visuais, o cão-guia e a comunidade gaúcha”, observa Onyx Lorenzoni.





12/07/2001


Artigos Relacionados


Aprovada a Lei de cães-guia para cegos no RS

Com ou sem apoio da oposição, Roseana diz que Orçamento será votado na próxima quarta-feira

1° Centro de Treinamento de Cães-Guia do governo federal será instalado em SC

RELATÓRIO DA COMISSÃO DA POBREZA SERÁ VOTADO QUARTA-FEIRA

SERVIÇO CIVIL OBRIGATÓRIO SERÁ VOTADO NA QUARTA-FEIRA

RELATÓRIO SOBRE MP DOS FUNDOS CONSTITUCIONAIS SERÁ VOTADO QUARTA-FEIRA